OPINIÃO

Uma luz no fim do túnel

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

As atenções de toda a região do Alto Uruguai se voltam na sexta-feira (06) para o ato público ocorrido na Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na audiência realizada pela manhã foi oficializada a autorização  para licitação do projeto técnico de pavimentação do trecho da Transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo.
 
I I
Os convites distribuídos ao longo da semana foram assinados por José Carlos Carles de Souza, Reitor da UPF e presidente do Comitê Pró-Conclusão da Obra da BR-153 e Reitor da UPF. Também assinam os convites Mário Luiz Ceron (PTB), representante dos Prefeitos, Paulo Sponchiado, Presidente do Credenor, e Munira Awad, Presidente do Corede Produção, que receberam as delegações.
 
I I I
Desde 18 de fevereiro de 2017, quando em Ipiranga do Sul foi lançado um abaixo-assinado pelo comitê, entregue acompanhado de um dossiê as autoridades federais, se passaram mais de 500 dias. Neste período foram inúmeras as viagens e audiências a Capital Federal. A primeira vitória se confirma com a licitação para o projeto, mas é crível afirmar que a batalha será longa.
 
I V
O assunto, abordado tantas vezes neste espaço, é de extrema importância. Faltando menos de três meses para as eleições muitos veem com desconfiança a boa vontade do Dnit e Ministério dos Transportes. Considerada a quarta maior rodovia do Brasil, a BR-153 liga a cidade de Aceguá (RS), divisa com o Uruguai, a Marabá (PA). O único trecho dos seus 4.355 km sem asfalto é o que separa as duas mais importantes cidades do norte gaúcho.
Curtas:
# A expectativa de que o resultado da análise da água coletada no Rio Paulo seria conhecido na semana que passada não se confirmou.
# A promessa havia sido prestada pelo Secretario Municipal do Meio Ambiente a este escrita na tarde do último dia de junho.
 # O secretario Daniel Fernandez (PP) esclareceu que ele mesmo realizou a coleta e encaminhou o material a um laboratório de Erechim.
 # A coloração avermelhada, em certos momentos, das águas do afluente do Rio Abaúna teve repercussão nacional.
# Uma empresa de reciclagem instalada na localidade do Rio Paulo foi notificada após vistoria realizada pela Patram na manhã da última segunda-feira (02). 
# Em nota a imprensa o comandante da Patram de Erechim revelou que foram apuradas inúmeras irregularidades durante a diligência.
# Dentre os apontamentos, a existência de um córrego utilizado para despejo de água indevida no Rio Paulo.
Dito & Feito:
O poder legislativo de Getúlio Vargas aprovou a criação do Dia Municipal de Doação de Sangue. A iniciativa do Projeto de Lei nº 005/2018 foi do vereador Vilmar Antônio Soccol (PTB).

Gostou? Compartilhe