OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Rodeio Internacional

Um show histórico vai marcar, na terça-feira (4), a abertura do XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, no Parque de Roselândia. Depois de dar origem a dois dos maiores grupos de baile do estado, Os Monarcas e Chiquito & Bordoneio, os irmãos Gildinho & Chiquito voltam a pisar no mesmo palco, para um show festivo em benefício ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, acompanhados das suas bandas. O sobrinho deles, João Luiz Corrêa, fará uma participação especial. O show começa às 21h e o ingresso custa R$ 10,00. O XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, promovido pela Prefeitura e Sétima Região Tradicionalista, segue até domingo (9), com atividades campeiras, artísticas e várias outras atrações.

 

Verbas federais

A deputada federal e ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) indicou verbas federais para cinco municípios da região da Produção. As cidades de Cerro Grande, Constantina, Coxilha, Passo Fundo e Planalto serão beneficiadas com emendas individuais do Orçamento Geral da União de 2019, num valor total de R$ 1.150.000,00. Cerro Grande, Constantina, Coxilha e Planalto os recursos serão empregados na área da agricultura. Já para o município de Passo Fundo, a verba será destinada para construção da Escola Municipal de Autistas Olga Caetano Dias. Em Passo Fundo, o requerimentos para o destino dos recursos partiu do prefeito Luciano Azevedo e do vereador Fernando Rigon.

 

Informática

O Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para o curso Informática Fundamental Office e Mobile. Com 60 horas, aborda os conhecimentos necessários para utilizar o computador com eficácia. São desenvolvidas habilidades relacionadas a criação e formatação de textos com o Word, montagem de planilhas eletrônicas no Excel, produção de apresentações no PowerPoint e realização de pesquisas e comunicação através da internet e do celular. As aulas têm início dia 12 de janeiro, com encontros aos sábados, das 8h às 12h. Matrículas podem ser realizadas pelo do site www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599.

 

Doadores do amanhã I

A semana do Doador, que aconteceu de 19 a 26 de novembro, realizada no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, além de premiar e parabenizar grupos e doadores, contou com a participação de duas escolas do Projeto Doadores do Amanhã, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Academia Passo-Fundense de Letras. As crianças da EMEF São Luiz Gonzaga confeccionaram as Gotas de Amor, que foram entregues aos doadores que foram até a Hemoterapia realizar a doação.

Doadores do amanhã II

Ainda, as professoras e crianças da EMEI Padre Alcides confeccionaram bonecas cheirosas que foram entregues junto com mensagens carinhosas as crianças em tratamento contra o câncer, que fazem transfusão. Na entrega, o Hemozito acompanhou e fez a festa com as crianças. Ele entregou ainda livros que buscam conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue e principalmente trabalhar desde cedo, com crianças e jovens, a importância desde gesto que salva vidas. O Projeto Doadores do Amanhã tem como objetivo sensibilizar, através da educação e cidadania, os futuros doadores de sangue da comunidade de Passo Fundo e região.

 

Reitoria UPF

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, na última semana, o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a personalidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da enfermagem brasileira. A professora, que tem graduação em Enfermagem, especialização em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde e doutorado em Saúde Pública, foi indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação, com a entrega de uma medalha e de um diploma, ocorreu em Campinas, São Paulo, durante o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.

 

Alvarás

O setor de alvarás da Prefeitura de Passo Fundo está atendendo em novo endereço. Quem precisar o serviço deve procurar a rua Padre da Nóbrega, 126, bairro Lucas Araújo, fundos do Parque da Gare. O setor passa a funcionar no mesmo local onde está a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os telefones para contato são (54) 3314-5546, (54) 3314-5622 e (54) 3314-5484.

Gostou? Compartilhe