Rio Passo Fundo recebe serviço de limpeza

Operações para retirada de lixo tem contribuído para a recuperação das margens e do leito do rio

Por
· 1 min de leitura
Foto: Diogo ZanattaFoto: Diogo Zanatta
Foto: Diogo Zanatta
Você prefere ouvir essa matéria?

O trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo, incluindo o Arroio Santo Antônio e arredores, iniciado em 2015 pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem reduzido os impactos da poluição, resultando na remoção de resíduos alocados nas barreiras de contenção e nos contêineres, além de fomentar a preservação ambiental por meio de ações educativas.

Nessa semana, foi iniciada mais uma edição de limpeza das margens e leito do Rio Passo Fundo. O prefeito Pedro Almeida, junto com a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, acompanhou o início desta nova fase da operação. “Este trabalho de recuperação do nosso rio terá sequência em nossa gestão, porque os resultados obtidos desde 2015 revelam a eficácia da ação. Despoluir o rio, por meio dessas limpezas tornará, em breve, um possível habitat de diversas espécies da fauna e da flora com um equilíbrio ambiental”, frisou o prefeito.

A limpeza acontece em três barreiras de contenção, localizadas próximo à ponte da rua Graciosa Preto, ponte da rua Uruguai, atrás da Prefeitura; e ponte às margens da BR 285. A limpeza das barreiras é feita a cada 15 dias. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram disponibilizados sete contêineres colocados nas comunidades próximas ao rio para que seja feito o descarte adequado de resíduos.

Conforme a secretária, outras ações são essenciais nesse processo. “Investimos em educação ambiental junto da comunidade, elaboração de cartilhas, monitoramento ambiental, plantio de árvores nas margens e as limpezas periódicas”, explicou Gabriela, destacando ainda que a remoção dos resíduos descartados nestes locais é feita semanalmente. “Operações maiores, como a que iniciamos nesta quarta-feira, ocorrem semestralmente e duram cerca de 20 dias, cobrindo diversos pontos do Rio”.


Números da coleta de lixo no Rio Passo Fundo


2015 - 315,80 toneladas

2016 - 315,51 toneladas

2017 - 242,83 toneladas

2018 - 151,21 toneladas

2019 - 58,77 toneladas

2020 - 57,32 toneladas


Gostou? Compartilhe