Governo municipal destaca ações do início do mandato, com foco em saúde, economia e obras

O prefeito Pedro Almeida apresentou números, ações e projetos dos 100 primeiros dias de governo.

Por
· 3 min de leitura
No plano de governo, três eixos foram destacados (Foto: Bruna Scheifler/ON)No plano de governo, três eixos foram destacados (Foto: Bruna Scheifler/ON)
No plano de governo, três eixos foram destacados (Foto: Bruna Scheifler/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Os primeiros 100 dias de gestão foram o foco de uma coletiva de imprensa realizada pelo prefeito Pedro Almeida nesta quinta-feira (15). Junto ao vice-prefeito, João Pedro Nunes, foi apresentado um balanço dos três meses iniciais da Administração. Alguns objetivos e medidas foram destacadas, como o foco na retomada da economia junto do trabalho com saúde e a humanização dos serviços.

Três setores pautaram os primeiros 100 dias: saúde, economia e obras, de acordo com Pedro Almeida. “Nós estamos vivendo ainda os efeitos de uma pandemia, na bandeira preta, mesmo com cogestão”, disse o prefeito, lembrando sobre a posição de buscar equilíbrio entre saúde e economia e que a Prefeitura buscou a reabertura das atividades. 

Em relação às obras, a pavimentação da Rua Minas Gerais é o destaque do início da gestão. Outro foco é a humanização dos serviços, com a busca de qualificação dos servidores. “A nossa maneira de agir em relação a comunidade, respondendo as pessoas, sendo sensível a crítica, a sugestão é um jeito de governar um pouco diferente e mais próximo da população”, avaliou Pedro.

O governo também destacou a escolha do secretariado com perfis técnicos, uma promessa de campanha. Como um dos exemplos, Pedro Almeida exaltou a campanha de vacinação na cidade, considerada uma das melhores do estado, liderada pela infectologista Cristine Pilati.

A desburocratização e modernização dos serviços também foi mencionada. O prefeito é o primeiro da cidade a utilizar assinatura eletrônica. “É um gesto de muitas coisas que virão pela frente, queremos investir muito em tecnologia”, afirmou o prefeito. 

O governo apresentou um vídeo institucional com ações do início do mandato (Foto: Bruna Scheifler/ON)

Novos projetos para o futuro também foram citados, como o Programa Juro Zero e projetos de instalação de placas fotovoltaicas, que devem ser anunciados em breve. “Nós temos várias áreas que serão atendidas daqui para a frente, principalmente nas obras teremos um avanço na estrutura de asfalto”, destacou o prefeito. Um dos programas é o Minha Rua com Asfalto que irá contemplar 30 quadras escolhidas pela comunidade. Além disso, foi mencionada a finalização de obras da UBS da Planaltina, capela da Planaltina, Praça 20 de Setembro, banheiros do Albergue (Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá), EMEI Criança Feliz e campo da São Luiz Gonzaga. 

Números

À imprensa, Pedro e o vice-prefeito avaliaram o andamento dos programas em execução e reforçaram alguns números destes 100 primeiros dias de gestão. Entre outros indicadores, Pedro citou os mais de 6,6 mil medicamentos entregues na Farmácia Municipal 24 Horas; 28 médicos e 40 novos profissionais de enfermagem e técnicos contratados; mais de 1.384 atendimentos no novo Pronto Atendimento do Hospital Municipal; duas novas unidades de referência para atendimento Covid-19; mais de 19.846 atendimentos nas três unidades referência para Covid-19; mais de 390 ações de manutenção no programa Mutirão de Limpeza nos Bairros; mais de 400 m³ de resíduos depositados no ECOPONTO; as 1.930 consultas, 724 exames de baixa e 153 de alta complexidades, ofertadas pelo Mutirão da Oftalmologia; mais de 14.350 toneladas de lixo retiradas do Rio Passo Fundo.

O prefeito lembrou, ainda, dos 12 novos pontos de videomonitoramento e nova Sala de Videomonitoramento na Secretaria de Segurança Pública; os mais de 119 quilômetros de ações de patrolamento, nivelamento, limpeza de sarjetas e empedramento de estradas rurais; o aumento dos recursos para o programa É o Bicho, ampliando o número de castrações gratuitas de cães e gatos; e os mais de três mil metros de asfalto em nove bairros, que serão feitos através do programa Minha Rua Com Asfalto.

Acelera Passo Fundo

O programa Acelera Passo Fundo está sendo um dos fios condutores que agrega muitas das mudanças anunciadas pela gestão. Nestes três primeiros meses, em sistema de mutirão, mais de 650 processos de obras foram liberados. Em outra frente de trabalho, mais de 200 solicitações para abertura de novas empresas foram protocoladas e os técnicos e servidores da Prefeitura trabalham em melhorias tecnológicas que desburocratizem os setores internos.

Obras

As obras também estão garantindo a resolução de antigas reivindicações das comunidades, como é o caso da pavimentação de mais de oito quadras na rua Israel Bonna, no bairro Integração. Nesta região, além dessa obra, a Prefeitura está substituindo a ponte que liga a cidade ao interior, equacionando um problema para os moradores que utilizam o trecho para deslocamentos diários.

Outras ações

Além das iniciativas comentadas durante a apresentação do balanço dos 100 dias do governo, o prefeito apresentou um vídeo institucional reforçando outras ações e trabalhos realizados nestes três meses iniciais do governo. Na Saúde, Pedro citou também a construção e execução do Plano Municipal de Vacinação; repasses de recursos aos hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo; programa Passo Fundo Sorri; implantação do sistema de avaliação de atendimento nos CAIS, plano de reestruturação do Hospital Municipal; ampliação da Emergência do Hospital Municipal, com a instalação de um novo Pronto Atendimento para pacientes não Covid-19; farmácia 24 horas; contratação de novos médicos para a rede municipal de saúde; implantação da Central de Comando e Regulação da Covid-19; novos respiradores para o Hospital Municipal e a descentralização dos atendimentos médicos nos distritos do interior.

Gostou? Compartilhe