Busca pela Casa de Passagem registra 25% de aumento

Equipamento oferece pernoite, alimentação, banho quente e atendimento técnico a pessoas em situação de rua

Por
· 1 min de leitura
Casa de Passagem tem espaço para receber até 35 pessoas - Foto: Michel Sanderi / DivulgaçãoCasa de Passagem tem espaço para receber até 35 pessoas - Foto: Michel Sanderi / Divulgação
Casa de Passagem tem espaço para receber até 35 pessoas - Foto: Michel Sanderi / Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chegada do inverno, com temperaturas próximas de zero grau, aumenta a preocupação em relação às pessoas que vivem em situação de rua. Em Passo Fundo, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) administra a Casa de Passagem, equipamento que oferece importante acolhimento à população.

Conforme a secretária Elenir Chapuis, titular da Semcas, o início do frio mais intenso ocasionou um aumento de 25% na procura pela Casa de Passagem. “Para além das abordagens, com busca ativa às pessoas que vivem nas ruas, a Casa é um lugar que funciona 24 horas por dia, oferecendo pernoite, quatro alimentações diárias, banho quente e atendimento técnico. Esse aumento na procura é normal quando as pessoas querem se proteger do frio”, disse.

Atualmente, a capacidade da Casa de Passagem é de 35 pessoas simultaneamente. Ali, os usuários também encontram roupas e acesso a outros equipamentos da Semcas, como os serviços do Centro Pop. “Para seguir atendendo, precisamos do auxílio da população, inclusive em forma de doação de roupas”, salientou a secretária. A Casa de Passagem, anteriormente chamada de albergue, está localizada na Rua Uruguai, 266, nos fundos da Prefeitura Municipal.

Buscas ativas

O acesso à Casa de Passagem se dá de forma voluntária. Além da procura por parte das próprias pessoas, também são encaminhados moradores de rua abordados pelas equipes que realizam a chamada busca ativa.

Esse serviço ocorre a partir de abordagens sociais, 24 horas por dia, compostas por servidores que percorrem as vias de Passo Fundo. “Ofertamos, em conversa, os serviços do Centro Pop e da Casa de Passagem”, enfatiza a secretária. A busca ativa é feita com dois veículos da prefeitura.

Doações

Elenir Chapuis explica que, em 2026, a secretaria não realiza uma campanha de arrecadação centralizada, mas orienta que as doações sejam encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), na sede da secretaria ou na própria Casa de Passagem.

O que doar

No entanto, há um alerta sobre o que deve ou não ser doado. Chapuis chama a atenção para calçados em estado de uso e roupas adequadas para aquecer as pessoas, como calças, moletons e blusões. Há também necessidade especial de peças para crianças de 4 a 10 anos, roupas masculinas e cobertores. “Em uma remessa que recebemos, havia uma caixa de biquínis, peças que não são úteis”, exemplifica.

Gostou? Compartilhe