UPF integra a Cátedra Sérgio Vieira de Melo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

Ações do Projeto Balcão do Migrante e Refugiado ganharam destaque junto à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, iniciativa com foco na proteção internacional da pessoa humana

Por
· 2 min de leitura
Projeto da Cátedra é uma iniciativa que visa difundir a Proteção Internacional da Pessoa Humana (Foto: Divulgação)Projeto da Cátedra é uma iniciativa que visa difundir a Proteção Internacional da Pessoa Humana (Foto: Divulgação)
Projeto da Cátedra é uma iniciativa que visa difundir a Proteção Internacional da Pessoa Humana (Foto: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

Mais uma vez a Universidade de Passo Fundo (UPF) figura em espaços de relevância internacional. Assinada na última semana, a Instituição, por meio do Projeto de Extensão Balcão do Migrante e Refugiado, firmou uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), passando a integrar a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, braço da Agência da ONU para Refugiados no Brasil.

De acordo com a professora Dra. Patrícia Noschang, coordenadora do BalcãoMigra, o projeto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa que visa difundir a Proteção Internacional da Pessoa Humana ao aplicar as regras de direito internacional e o direito internacional dos refugiados. O espaço também busca promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes nestes temas. “O objetivo da Cátedra é promover e difundir o direito internacional humanitário, o direito internacional dos direitos humanos, e o direito internacional dos refugiados que se encontrem sob a proteção internacional do Governo do Brasil”, explica.

Ela destaca que para o estabelecimento da parceria, foi necessário encaminhar uma proposta para aprovação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil. Na proposta encaminhada, a Instituição apresentou o que vem desenvolvendo em relação aos direitos da população refugiada no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, além de enviar um planejamento para futuras ações voltadas para as três esferas de atuação. “Com certeza essa aproximação é um reconhecimento do trabalho que está sendo realizado em prol da população migrante e refugiada em Passo Fundo e região. Agora nosso compromisso é dar continuidade ao que já estamos realizando com muito sucesso no ensino (graduação e PPGD-Mestrado), na pesquisa e na extensão”, frisa.

Para o professor Dr. Rogério da Silva, vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, o reconhecimento junto à Cátedra demonstra que os esforços feitos pela Universidade em prol da comunidade são visíveis e promovem mudanças sociais. “Por meio dos diversos projetos e programas de extensão, a UPF vem, ao longo dos anos, atendendo às demandas da comunidade, atualizando processos e oferecendo suporte para uma realidade cada vez mais dinâmica. Mesmo sendo recente, o Balcão do Migrante e Refugiado já conquista um importante espaço em uma organização que está inserida no mundo todo”, frisou.

Na opinião do diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, a parceria vem para fortalecer o compromisso da Faculdade, junto à Universidade, no desenvolvimento de iniciativas que colocam o conhecimento à serviço da comunidade. “Estamos muito felizes com essa nova parceria, nascida de um projeto recente e que já ressalta a força da extensão acadêmica da UPF. O BalcãoMigra, juntamente com os demais projetos e programas de extensão da Faculdade de Direito, qualificam o acadêmico, que aprende na prática, vivenciando situações reais, e permite que o professor produza um conhecimento que será aplicado na própria comunidade”, ressaltou.

Para colocar em prática as ações, o BalcãoMigra realiza os atendimentos e conta com o suporte da disciplina de Direito Internacional dos Refugiados, bem como abordagens do tema em pesquisas feitas pelo Grupo A efetividade dos direitos humanos no plano internacional: Migração e Refúgio, projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito-Mestrado.

Atualmente, a Cátedra é composta por 29 instituições de Ensino Superior espalhadas em nove estados e no Distrito Federal.

 

Informações

Para saber mais sobre o BalcãoMigra ou para buscar atendimento, a equipe disponibiliza o telefone (54) 9 9191-7776 ou ainda o e-mail balcaomigra@upf.br.

As ações podem ser acompanhadas também nos perfis do Instagram e Facebook.


Gostou? Compartilhe