A leitura através das gerações

A 28ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo quer destacar a importância para o ato de ler e traz Juremir Machado como Patrono do evento

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Em novembro de 1986, ela surgiu tímida. Alguns livros, poucas prateleiras, umas duas ou três conversas. De lá pra cá, apenas uma coisa continua imutável: o seu destino sempre foi estar junto à comunidade, na praça. Ora na Praça Marechal Floriano, ora na Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Feira do Livro ganhou a cidade. Em 2014, a 28ª edição do evento traz a oportunidade de Passo Fundo se encontrar nas gerações que acompanham, ao longo do tempo, as páginas, as linhas e as palavras.

De 31 de outubro a 9 de novembro, a rua estará fechada, estrutura montada, público convidado. Pouco a pouco, a Feira do Livro foi desenhando um rosto e construindo uma identidade que, a cada nova edição, se concretiza um pouco mais. Carregado da essência da literatura, o evento proporcionará aos seus visitantes diferentes formas de manifestação da cultura: peças de teatro, sessões de autógrafos, sarau literário, contação de histórias, palestras, debates, apresentações artísticas, oficinas, exposições e mostras culturais - tudo isso de forma gratuita para a comunidade de Passo Fundo e região.

O tema de 2014, “A leitura através das gerações”, busca – de forma prática – possibilitar a interação de diferentes leituras, mas, também, de diferentes pessoas e cenários sociais. “Com esse pensamento retratamos a importância das experiências repassadas de geração para geração. Quanto mais frequente e natural se torna a disposição e o acesso dos livros às crianças, natural também se torna o ciclo que possibilitará que as experiências sejam transmitidas para as próximas gerações”, destaca a presidente da ALPF, Laura Santana Lunardi. A presidente comenta, também, a importância da valorização do livro e dos processos de leitura. “Para valorizar o ato de ler ou mesmo o livro, é preciso pensar no começo. Quem não lembra da avó ou dos pais contando histórias? Essas crianças vão seguindo esse caminho e formam outros leitores”, comenta.

Para auxiliar na busca pela compreensão e aprofundamento do tema, a Feira do Livro conta com a ajuda do jornalista, escritor, tradutor e professor Juremir Machado, escolhido como Patrono da 28ª edição do evento e, ainda, da professora e coordenadora das jornadas literárias, Dra. Tânia Mariza Rösing que recebe o título de Educadora Emérita. A biblioteca da ONG Agentes do Amor foi escolhida como a Amiga do Livro deste ano. Além deles, a lista de autores presentes na Feira do Livro conta com Gladis Pedersen de Oliveira, Sérgio Nap, Danilo André, Paula Taitelbaum, Felipe Colbert, Caio Riter, Irlei Wiesel e Rossevelt. Escritores da Academia Passo-fundense de Letras, do Projeto Passo Fundo, além de autores locais e regionais também marcarão presença. Ao lado deles, as livrarias Delta, Diocesana, Dalzotto, Nobel da General Osório, o Sebo Café, a livraria Espírita Antonina Xavier e Seicho No Ie estarão recheadas de livros para todas as idades e gostos, com preços acessíveis e muitas promoções.

Promovida pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo, com o apoio da Prefeitura Municipal, a Feira do Livro irá reunir, no mesmo espaço, diferentes gerações para coloca-las frente aos livros. A programação oficial será divulgada nos próximos dias e poderá ser conferida nas páginas do Segundo Caderno. De 31 de outubro a 9 de novembro a cidade recebe o corredor de livros, a tradição se instala na Praça Marechal Floriano e a literatura ganha a cidade.

 

Gostou? Compartilhe