CDL realiza pesquisa com consumidores de supermercados e atacados

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Em parceria com a Cooperando Inteligência + Interação, a entidade verificou as percepções dos consumidores de Passo Fundo sobre os supermercados e atacarejos da cidade. O Net Promoter Score (NPS) geral do autosserviço de Passo Fundo foi mensurado. Este indicador reflete o grau de satisfação e lealdade de consumidores com as empresas. Quanto mais elevado o número positivo, melhor a avaliação da empresa por seus clientes e maior a base de clientes que recomendam a empresa para outras pessoas.

Em relação ao segmento, há 46,8% de consumidores que são promotores, ou seja, são propensos a indicar os estabelecimentos que frequentam para outras pessoas, e 27,3% que são detratores, ou seja, são mais propensos a falar negativamente. O valor do Net Promoter Score é obtido pela subtração dos promotores pelos detratores e este indicador é importante pois revela o quanto os clientes são leais e capazes de converter outros clientes a comprarem naquele supermercado. Por outro lado, um indicador negativo pode indicar uma possível perda de clientes ou barreiras mais fortes à captação de novos clientes. Este indicador aqui em Passo Fundo é de 19,4%. Este tipo inteligência de mercado permite aos empresários compreenderem a qualidade da relação dos seus negócios com os clientes. Se mensurado de forma frequente possibilita aprimorar a interação e agregar valor aos produtos e serviços.

Compras online

Dentre outros elementos, a pesquisa evidenciou também que, no momento atual, cerca de três quartos dos consumidores afirmam estarem dispostos a realizar compras de supermercado online em Passo Fundo. O que pode representar uma mudança em curso, devido ao momento vivenciado e, caso seja de interesse do supermercado, pode ser potencializado e estimulado como uma forma de agregar eficiência à marca. Todavia, cabe reforçar que a compra online não significa abrir mão da relação e qualidade no atendimento com o cliente, este fator deve, inclusive, fazer ainda mais parte do processo, uma vez que o controle do ambiente e experiência de compra é diferente do ambiente físico.

A pesquisa contou com uma amostra de 432 casos coletados de forma online entre moradores das cinco principais regiões de Passo Fundo, o que permite inferir em uma margem de erro de 4,7% e um coeficiente de confiança de 95%. A coleta de dados ocorreu entre os dias de 15/05 e 22/05/2020. As empresas do setor que desejarem saber mais, podem entrar em contato pelo WhatsApp 54991429865.

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