Primeira edição do Café com Emprego resulta na contratação de mais de 130 pessoas

O objetivo da iniciativa era aproximar as pessoas que estavam buscando emprego das empresas e entidades

Por
· 1 min de leitura
Mais de 1.500 pessoas participaram da primeira edição do programa (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)Mais de 1.500 pessoas participaram da primeira edição do programa (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)
Mais de 1.500 pessoas participaram da primeira edição do programa (Foto: Michel Sanderi/Divulgação PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

Promovido no início de agosto, o Café com Emprego já resultou na contratação de mais de 130 pessoas, segundo dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). As contratações ocorreram tanto através dos recrutadores das empresas participantes quanto das entidades empresariais que colocaram suas estruturas à disposição.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Passo Fundo com o objetivo principal de aproximar as pessoas que estavam buscando emprego das empresas e entidades que dispunham de vagas em aberto.

Mais de 1.500 pessoas participaram desta primeira edição do programa, entre elas 200 jovens que estavam em busca de estágios. Ao todo, foram disponibilizadas 700 vagas, em diversas áreas e setores, e cerca de 300 pessoas foram pré-selecionadas para entrevistas e processos seletivos posteriores.

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Pedro Almeida recebeu algumas das pessoas efetivadas nas empresas apoiadoras do Café com Emprego para falar sobre a experiência de participar do evento. Para o prefeito, a iniciativa demonstrou que a Prefeitura também pode facilitar o acesso das pessoas a estas vagas. “Acredito que o Café com Emprego, que é uma das ações do nosso programa Acelera Passo Fundo, cumpriu com seu objetivo central ao facilitar o contato entre quem precisa de trabalho das instituições que estão procurando trabalhadores. Foi um evento importante porque também reforçou a necessidade de fortalecermos as ações de profissionalização no município”, afirmou ele.

Camila Rodrigues, 33 anos, foi uma das pessoas que compartilhou suas impressões a respeito do evento. Contratada pela empresa JBS, Camila estava desempregada há cerca de dois anos. “Minha expectativa em conseguir um emprego era bastante alta, porque vinha buscando uma oportunidade há bastante tempo. Fiquei muito feliz pela oportunidade”, disse.

O agora operador de produção da JBS, Antônio Clóvis, 44 anos, também saiu bastante animado do Café com Emprego. “Passei meses procurando uma oportunidade. Quando fiquei sabendo que a Prefeitura faria um evento desse tipo, fiquei com boa expectativa. Entreguei meu currículo, conversei com o pessoal da empresa e deu certo. Agora estou, finalmente, empregado”, relatou ele.

Novas oportunidades

Além de estimular a interação entre os trabalhadores e as empresas, o Café com Emprego também possibilitou que muitas pessoas pudessem construir seus currículos e tirar dúvidas sobre como se apresentar em entrevistas de trabalho. “Observamos que muitas pessoas chegavam até o evento sem currículo e sem saber como se dirigir aos locais de contratação. Nossas equipes e também os recrutadores das empresas que apoiaram a atividade auxiliaram em todo este processo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira.

Gostou? Compartilhe