Fifa elogia preparação do Estado para a Copa

Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou as obras do estádio Beira-Rio

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Faltando poucos mais de 600 dias para a Copa do Mundo 2014, a Capital gaúcha viveu, nesta quarta (17) uma rotina que deve ser comum até o final da contagem regressiva para o Mundial. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, acompanhando por uma comitiva da entidade e pelo Comitê Organizador Local (COL), conheceu as obras do estádio Beira-Rio, sede gaúcha da Copa do Mundo.

O grupo observou no local o cumprimento do cronograma das obras e projetou um evento bem sucedido em Porto Alegre. "Pelo que vi, posso dizer que não há preocupação específica da FIFA com o trabalho que vem sendo feito em Porto Alegre. Há ainda muito trabalho a fazer, mas o cronograma está sendo cumprido e não temos receio de que algo errado ocorra", afirmou Valcke.

Em encontros com representantes da União, Estado e município, o secretário-geral acompanhou o andamento de toda a preparação da sede gaúcha para a Copa 2014. Além do Beira-Rio, Valcke observou as obras da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), uma importante via de acesso ao estádio e que também está em obras, com a pavimentação de um trecho, em fase de conclusão, para o acesso à sede do Sport Club Internacional.

"Estamos trabalhando com questões de energia, mobilidade, segurança, aeroporto, ou seja, todas as questões que um grande evento exige. Não vamos decepcionar", ressaltou o vice-governador Beto Grill, representando o chefe do Executivo gaúcho no encontro. "Tenho a mais absoluta convicção que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul oferecerão ao Brasil e ao mundo um exemplo de organização e de recepção dos turistas e jornalistas que estarão no Estado durante o evento. A tradição do Rio Grande do Sul é de enfrentar e superar desafios muito importantes", enfatizou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 

A comitiva chegou a Porto Alegre na noite de terça-feira (16) e foi recebida pelo vice-governador Beto Grill e pelo secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, em um jantar tipicamente gaúcho no Palácio Piratini. A Capital gaúcha foi a nona sede da Copa a receber a visita do secretário-geral da Fifa.

Obras da Copa
Diversas obras preparam o Estado para sediar a Copa 2014. São dez obras de mobilidade urbana, como a avenida Beira-rio e a Avenida Tronco. "A cidade está vivendo uma fase fantástica de preparação e enxergamos a Copa do Mundo como uma oportunidade para deixar um legado em diversas áreas. Podem ter certeza de que Porto Alegre vai se empenhar ao máximo para receber todos da melhor forma possível˜, declarou o prefeito da Capital gaúcha, José Fortunati.

Além das obras de mobilidade urbana e do estádio Beira-Rio, a modernização do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o aeromóvel, a ampliação da linha do Trensurb até novo Hamburgo e o reforço energético - que consiste na ampliação, construção e reparos em subestações da CEEE na Região Metropolitana de Porto Alegre, integram a preparação do RS para 2014.

Outro investimento estadual voltado para à Copa é a qualificação profissional. O Governo gaúcho, por meio da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, oferece cursos gratuitos de Capacitação nas áreas de segurança, turismo e idiomas (inglês e espanhol). Para acompanhar as obras da Copa, com atualizações mensais acesse http://www.copa2014.rs.gov.br/menu/167/2/obras-da-copa.  

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe