Governo inicia cursos de idiomas para a Copa 2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A realização de grandes eventos como a Copa de 2014 trará inúmeras oportunidades para o Rio Grande do Sul. Uma delas é a qualificação profissional dos gaúchos, que estão recebendo formação tanto no setor privado como no público. Nesta segunda-feira (19), teve início os cursos de idiomas em Educação a Distância, promovidos pelo Governo do Estado, numa parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), a Secretaria do Esporte e do Lazer (SEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac/ RS). 

Agente penitenciário administrativo da Susepe, Suziano Correa Machado participou da aula inaugural - que contou com mais de 200 servidores e agentes sociais e lotou o auditório do Senac , no centro de Porto Alegre. "Escolhi fazer o curso de espanhol pela proximidade do Brasil com Argentina e Uruguai. A expectativa é a melhor possível, porque pela proximidade dos países vizinhos, que falam a língua espanhola, muitas pessoas pretendem vir a Porto Alegre para assistir os jogos da Copa do Mundo de 2014". 

O evento contou com as presenças do titular da SEL e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe, do diretor-presidente da FDRH, Jorge Branco, da diretora de Educação e Formação da FDRH, Sandra Bitencourt, e o diretor do Senac RS, Luiz Armando Capra Filho. "É importante a Rede Escola de Governo estar engajada no ensino a distância, pois é mais um recurso que a Fundação agrega na formação de servidores públicos. Só um evento do porte da Copa do Mundo de 2014 para mostrar que nós somos uma comunidade que sabe se organizar e aproveitar as oportunidades", afirmou Bitencourt. 

Através da tecnologia on-line se dará a formação dos alunos inscritos nos cursos de idiomas. Independentemente da localização, basta que o aluno tenha acesso à internet para receber os conteúdos dos cursos de inglês ou espanhol. "Sob a orientação do governador Tarso Genro inovamos com o método de Educação a Distância. Esses são os grandes legados que a Copa do Mundo vai deixar para a cidade, pois o evento passa, mas o conhecimento e a qualificação ficam com a população", destacou Kalil. 

Há uma semana, a FDRH, a SEL e a Feevale lançaram os cursos de Educação a Distância nas áreas de segurança e turismo. A partir de hoje, os 500 alunos iniciam os cursos de espanhol básico, inglês básico e inglês intermediário, com 90 horas de aulas on-line. "Estamos dando um passo importante para que o RS realize uma memorável Copa do Mundo. Mas em uma visão mais ampla, nós temos agora mais uma oportunidade de desenvolvimento, de geração de emprego e renda, gerando conhecimento e cultura", garantiu Branco. 

Mais de 8 mil já receberam formação 
O secretário Kalil destacou que os gaúchos estão engajados nos preparativos para a Copa Do Mundo. "Todos nós trabalhamos para que o RS seja a melhor sede e só atingiremos esse objetivo com as pessoas capacitadas", afirmou Kalil. Em um ano de funcionamento, a Rede Escola de Governo já beneficiou 8,3 mil servidores públicos e agentes oficiais de 100 municípios. 

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe