Defesa Civil emite alerta para possibilidade de temporais no RS

Há possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em todo o Estado, especialmente na região Leste

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Defesa Civil Estadual emitiu no final da tarde de segunda-feira um alerta para chuvas intensas e possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul, especialmente na região Leste. O alerta é válido pelas 24 horas após a publicação.

Na terça (30/6), um sistema de baixa pressão dá origem a uma frente fria, e a chuva ganha força em toda a metade norte do Estado, com acumulados que podem variar entre 80 mm e 100 mm em média. Além disso, os ventos podem variar entre 50 km/h e 70 km/h. Na parte mais ao Leste e Norte, as rajadas podem até passar dos 100 km/h.

Em caso de temporal, a Defesa Civil aconselha medidas com o fechamento de janelas e portas, o desligamento de aparelhos elétricos e também que sejam fechados registros de água e gás. Não é aconselhado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança e também as pessoas não devem se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.

Para áreas alagadas, a recomendação é que sejam evitados deslocamento para regiões afetadas, que moradores de área de risco abandonem o local com antecedência e que sejam separados e embalados documentos importantes. Também é aconselhado que ao ao sair, sejam desligadas a chave geral de eletricidade, água ou gás. Deve ser evitado atravessar águas de carro ou a pé e em caso de isolamento em local inseguro, seja chamado imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Gostou? Compartilhe