Gabinete de Crise afirma que aguarda resultado de evento-teste para flexibilização de eventos

A flexibilização é o novo foco do Gabinete

Por
· 1 min de leitura
O evento-teste foi uma festa em Porto Alegre (Foto ilustrativa: Axville/Unsplash)O evento-teste foi uma festa em Porto Alegre (Foto ilustrativa: Axville/Unsplash)
O evento-teste foi uma festa em Porto Alegre (Foto ilustrativa: Axville/Unsplash)
Você prefere ouvir essa matéria?

Em reunião nesta quinta-feira (29) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves, afirmou que a intenção do governo do Estado é iniciar o processo de liberação a partir da próxima semana. No entanto, são aguardados os resultados de evento-teste realizado no último domingo (25) para discutir como se dará essa flexibilização de todos os tipos de eventos, não só aqueles com testagem prévia, e para todo o Estado. A previsão é de que a análise dos dados seja concluída nos próximos dias.

“Estamos observando que a vacina funciona, mas não podemos permitir uma liberação desordenada sob risco de criarmos novas variantes do coronavírus. Queremos fazer essa flexibilização, mas com todas as medidas sanitárias e em um movimento sem ida e vinda. Portanto, vamos esperar o momento certo, depois da análise do resultado desse primeiro evento-teste. A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como será feita”, esclareceu Alves.

A liberação ocorrerá somente diante dos resultados do evento-teste. A partir disso, haverá avaliação da quantidade de público liberada e como o processo será feito. “Não é uma liberação total, sem regramento e protocolos. Será feito com parcimônia e cuidado, avaliando o que foi feito no evento-teste e os resultados”, destacou o coordenador do Gabinete de Crise, ressaltando que detalhes ainda serão definidos.

Evento-teste

O evento ocorreu no domingo (25), em Porto Alegre. O evento teste foi realizado pelo setor de entretenimento da Capital. Cerca de 600 pessoas participaram da festa.

A primeira rodada de testes foi realizada do sábado (24). Dos 600 participantes que compraram ingressos para o evento, 24 não compareceram à testagem e nove apresentaram resultado positivo para Covid-19. Essas pessoas não puderam participar do evento.

No dia do evento teste, na área externa, cerca de 200 participantes foram retestados. Casos positivos não tiveram acesso ao ambiente da festa. Entre terça e quarta-feira, dias 27 e 28, outros 200 participantes farão o teste novamente.

De acordo com a gerente da unidade de vigilância sanitária da Secretaria de Saúde de POA, Paula Marques Rivas, o objetivo da ação é monitorar o cumprimento do protocolo sanitário encaminhado pelos organizadores do evento previamente. Entre os itens a serem vistoriados está o ambiente e procedimentos de testagem e medidas sanitárias no local do evento.

Avisos

Na mais recente reunião do Gabinete de Crise, realizada na quarta-feira (29), foi deliberada a manutenção do atual quadro do Sistema 3As de Monitoramento, sem emissão de novos Avisos ou Alertas. Mesmo assim, o governo do Estado reforça a necessidade de cuidados de prevenção ao coronavírus para impedir a disseminação da variante delta, cuja transmissão comunitária já foi confirmada no Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe