Geada intensa cobriu de branco os campos do Planalto Médio

A manhã do primeiro dia de julho teve a temperatura mínima do ano com - -2,4ºC

Por
· 1 min de leitura
Geada foi a maior do ano - Foto - Luciano Breitkreitz-ONGeada foi a maior do ano - Foto - Luciano Breitkreitz-ON
Geada foi a maior do ano - Foto - Luciano Breitkreitz-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Geada vestiu de noiva os galhos da pitangueira”. Os versos de Luiz Coronel, em Cordas de Espinhos, retratam o cenário que os passo-fundenses enxergaram na manhã de terça-feira. Sim, o primeiro dia de julho foi ilustrado pela geada para acompanhar o dia mais frio deste ano. Os termômetros marcaram -2,4ºC, a mínima de 2025. Já a temperatura na relva, medida próximo ao solo, foi de -6,7ºC. “Não teve ventos e isso facilitou a formação de geada e a sensação térmica não foi tão rigorosa”, avaliou Aldemir Pasinato, analista da Embrapa. A terça-feira fria foi provocada pela presença de uma forte massa de ar polar. “Pela manhã, teve apenas nevoeiros em bancos, aqueles que se formam sobre rios e açudes”, completou.

Geada e gelo

“Foi a geada mais intensa do ano. Em alguns locais com sombra, como à beira das matas, ficou até depois das 10 horas e custou a derreter. Algumas poças d’água criaram uma camada fina de gelo”. Assim, Pasinato descreveu o dia mais frio que, ainda, teve a maior geada do ano. A máxima da terça-feira foi 7,2ºC às 15 horas.

Tempo seco

Se junho deste ano finalizou com o recorde do maior volume de chuvas para o período, julho chega sem chuvas na primeira quinzena. “O céu claro tem apenas algumas nuvens de frio, nuvens baixas”, disse o observador do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa em Passo Fundo. “A primeira quinzena terá tempo seco. Não há previsão de chuva para os próximos dez dias. No segundo semestre as chuvas serão mais frequentes, porém abaixo da média histórica de julho que é de 163mm”, detalhou Aldemir.

Temperaturas mais agradáveis

A geada deve reaparecer na manhã desta quarta-feira, sem previsão de ventos, com mínima entre 0ºC e -1ºC. O céu deve permanecer claro nos próximos dias, enquanto a temperatura terá uma leve e gradual elevação. “Na quinta-feira a mínima fica em 2 ou 3ºC e a máxima sobe para 14ºC. Sexta vai de 4 a 16ºC. As temperaturas ficam mais agradáveis no final de semana, com mínima de 6 a 8ºC e máxima de 17 ou 18ºC no sábado e no domingo. Isso ocorre após a passagem a massa de ar polar”, explicou. A média histórica da temperatura mínima de julho é 8,6ºC e da máxima 18,3ºC.

Gostou? Compartilhe