Depois de vários dias nublados, chuva contínua e muita umidade, a região de Passo Fundo vive dias de céu azul. Agora vale a consagrada expressão popular ‘céu de brigadeiro’, pois raras e ínfimas nuvens brancas passam em contraste com o azul. As primeiras previsões meteorológicas indicavam tempo bom até o dia 12. Agora, porém, estima-se que até o dia 15 persista o tempo seco.
Chuvinha passageira
Mas há uma exceção. “É a possibilidade de chuvas de terça para quarta-feira. Serão pancadas isoladas, sem a grande frente, vindas de nuvens de formações isoladas”, antecipa o analista Aldemir Pasinato, da Embrapa Trigo em Passo Fundo. Nada demais, pois, com a temperatura em elevação, os termômetros estarão apontando valores agradáveis para um início de inverno.
Temperaturas agradáveis
Após recorde de chuvas para o mês de junho e a mínima do ano, -2,4ºC na manhã do dia 30, agora a umidade diminui e a temperatura aumenta. “Quinta-feira, foi de 3,2 para 15ºC, sexta varia de 5 a 17ºC, sábado de 6 a 18 e no domingo a mínima fica em 6 e a máxima chega a 16ºC”, detalhou Pasinato. A próxima semana começa com 7 a 18 graus na segunda e terça aumenta para mínima de 10 e máxima em 20ºC. “Mesmo sem nuvens, o índice dos raios UV não está tão agressivo, pois no inverno diminui a incidência solar no Hemisfério Sul”.
Baixa umidade
As mudanças nas condições meteorológicas são detalhadas pelo analista da Embrapa. “A massa de ar frio perde força e predomina um ar seco em toda a região. As temperaturas mínimas e as máximas ficam de acordo com a normal climatológica, aumentando a amplitude térmica. As médias para a época são de 9ºC a 18ºC. A diferença está na umidade relativa do ar, que diminui consideravelmente. Se pela manhã ela fica entre 90 e 95%, à tarde cai para 40 ou 50%”.