Nas inconstâncias da primavera, novembro começou com chuvas e tem variações consideráveis na temperatura. O céu na região de Passo Fundo também tem mudanças bruscas. De acordo com Aldemir Pasinato, analista da unidade da Embrapa em Passo Fundo, o céu parcialmente nublado já indica mais uma mudança nas condições do tempo. “Está chegando uma nova frente fria, mas será de fraca intensidade. Está passando pelo Rio Grande do Sul e, na madrugada de quinta-feira, indica chuvas com volume de no máximo 10mm em Passo Fundo, de acordo com os prognósticos do CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos”.
Chuva registrada
A passagem de um ciclone na Região Sul deixou marcas trágicas no Paraná. Aqui, em algumas áreas também houve consequências. Os registros da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo apontaram 60,8mm de chuvas em Passo Fundo, de quinta (07) para sexta-feira (08). “Até agora, o mês de novembro tem 69,2mm de acumulado, o que equivale a 43% da média do histórico do mês que é de 160,1mm”, completou Pasinato. Logo em seguida, no domingo, a amplitude térmica reassumiu as condições da primavera, com mínima de 9ºC e máxima de 22,8ºC. Na segunda, variou de 11,1 para 25,2ºC e na terça-feira de 12,6 para 28,4ºC.
Chuva moderada
De acordo com as projeções do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, nesta quarta-feira teremos um céu claro, porém, já com a nebulosidade tomando conta. “A temperatura fica entre 15 e 28ºC na quarta e na quinta-feira. Porém, na madrugada de quinta-feira, os indicativos são de atuação da nova frente fria que traz chuvas irregulares e em pouca quantidade. Já na sexta-feira, a possibilidade é apenas de chuvas isoladas e em volume pequeno”, detalhou o analista. Na sexta-feira, o termômetro oscila entre 18 e 25ºC.
Chuva projetada
“No final de semana a chuva será em maior intensidade”, alerta Aldemir Pasinato. Já no sábado, com céu parcialmente nublado, “há possibilidades de chuvas em pancadas isoladas no final de tarde e início de noite”. A temperatura vai da mínima de 17ºC à máxima de 27ºC. Para o domingo os prognósticos apontam mais chuvas. “Serão novas áreas de instabilidades, porém com maior intensidade. Segundo o INMET, pode chover com acumulados de 15mm a 20mm”. A temperatura já não terá tanta oscilação: “diminui a amplitude térmica e ficará entre a mínima de 17ºC e máxima de 23ºC.” Mas a chuva não para. “Na segunda-feira (17) a chuva continua e a temperatura fica mais amena, com mínima de 12ºC e máxima de 22ºC. Na terça (18) o prognóstico é de mínima de 12 e a máxima sobe um pouquinho e vai até 26ºC”, completou o analista da Embrapa.


