OPINIÃO

 O turismo regional avança a passos largos

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Nestas duas semanas que antecedem o feriado de finados, a rede hoteleira de cidades turísticas desencadeou uma campanha publicitária. O arrefecimento da pandemia da Covid-19, resultado da campanha maciça de vacinação, e das medidas protetivas adotadas desde o início, já reflete no setor, um dos mais afetados. As cidades balneárias de Marcelino Ramos, Machadinho e Piratuba (SC), todas elas referência nacional pela propriedade de suas águas termais, tiveram até o momento um surpreendente número de reservas. A cidade histórica localizada em frente ao lago do Rio Uruguai, e que homenageia o engenheiro responsável pelo traçado da estrada de ferro entre Passo Fundo e a divisa com SC, deverá divulgar nos próximos dias a programação para o último trimestre de 2021. A administração municipal de Marcelino Ramos, Associação dos Comerciantes do Balneário, Termasa e Associação dos Amigos da Ferrovia, trabalham em conjunto para a temporada que se aproxima.


II - Trilhando o caminho de outras tantas cidades da região da Amau, Estação já conta com seu Conselho Municipal de Turismo. A primeira reunião, eleição e posse de sua primeira diretoria foram realizadas nesta semana. Sua diretoria, que tem como presidente Carla Carvalho, vice-presidente Marisa Regina Secco e Secretária Jaçanã Lermen Casanova terão muitos desafios pela frente, mas, no entanto, deverão contar com o total apoio dos poderes executivo e legislativo e da sociedade estaçonense. Também em setembro, e com o suporte do Escritório Regional de Turismo - Região Termas e Lagos, o município de Sertão deu continuidade ao programa “Ser + Sertão Desenvolvimento”. Em parceria com o Sindicato Rural de Sertão e Coxilha, o Senar/RS promoveu o treinamento para empreendedores dispostos a investir no Turismo Rural. As iniciativas locais, por mais modestas que possam parecer, são determinantes para o sucesso da chamada indústria sem chaminé. No entanto, a combinação delas já revelam resultados altamente positivos, com a geração de emprego e renda.


III - Getúlio Vargas conta há mais tempo com seu Conselho Municipal do Turismo, presidido pela por Andreza Soccol, que também é a atual coordenadora do Fórum Regional de Turismo da Região Termas e Lagos, o município é referência no turismo rural. O Roteiro Fé, Cultura e Tradição tem seu lugar cativo nas páginas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, e do Ministério do Turismo na internet. O mesmo se dá com o Caminho das Flores, Cores e Sabores, de Ipiranga do Sul, e que também é referência no Turismo Religioso. Erebango, que há anos tem se preocupado com o tombamento e a preservação de prédios e locais históricos, como o Cemitério do Combate, tem muito a oferecer. Sua vizinha cidade de Quatro Irmãos, que preserva o Hospital edificado pela ICA na década de 1930, e que abriga o Memorial da Imigração Judaica no RS é visitada periodicamente por descendentes desta etnia. O longa “Barão Hirsch - O Judeu de Quatro Irmãos”, dirigido pelo cineasta Osnei de Lima, que está sendo filmado nesta semana, será uma vitrine para o turismo e a história da região.

 

# Seis projetos de lei do executivo entraram na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, na noite de quinta-feira (30).

# O de número 125, de 28 de setembro, autoriza o município a conceder Auxílio Alimentação aos servidores efetivos.

# O benefício contempla também os contratados temporários de excepcional interesse público, conselheiros tutelares e os detentores de cargos em comissão.

# Do legislativo foram aprovados um decreto de lei e um projeto de decreto, que sobre denominação de ruas de um loteamento no Bairro Santa Catarina, e ponto facultativo nos serviços da Câmara, respectivamente.

# Por unanimidade a Câmara de Vereadores de Erebango, aprovou projeto de lei municipal que concede incentivo ao desenvolvimento agropecuário.

# Dentre as ações, custear serviço de terraplanagens, construção ou melhoria de acessos e perfuração de poços para produtores avícolas em fase de implantação.

# Na mesma sessão realizada na noite de terça-feira (27), e presidida pelo vereador Osmar Carlos Marinho (MDB), foram aprovados dois outros projetos do executivo.

# O poder executivo de Erebango decretou na manhã de quinta-feira (30) luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito Valmor Tomazini.

# Ele foi vereador por três legislaturas 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012, e prefeito na gestão encerrada em 31 de dezembro de 2020.

# Seu corpo foi encontrado no final da tarde de quarta-feira (29), numa propriedade rural localizada em Campo Belo do Sul (SC) e as circunstâncias de sua morte não foram reveladas.

# O velório foi realizado no Ginásio Municipal de Erebango e o ex-prefeito deixa a esposa Jussarita, filhos Robson, Alisson e Nicole, noras e netos.

 

Dito & Feito:

O prefeito Genoir Marcos Florek – Neninho (PL), de Centenário, entregou ao governador Eduardo Leite (PSDB) um kit chimarrão personalizado com o slogan ERS-477 – Estrada do Desenvolvimento. O encontro, que contou com a presença do deputado estadual Paparico Bacchi (PL) ocorreu no dia 23 de setembro, em Barra do Rio Azul, durante Assembleia Geral da Amau. O prefeito de Centenário também convidou Leite para o lançamento da pedra fundamental que deverá marcar o início das obras.


Gostou? Compartilhe