SSP lança canal de denúncia pela internet

Serviço entrou no ar nesta quinta-feira e permite envio de arquivos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Secretaria da Segurança Pública (SSP) lançou nesta quinta-feira (8) o Denúncia Digital 181: uma página no site SSP que permite o registro de informações sobre crimes de forma anônima.

 

O serviço funciona como o já existente Disque-Denúncia 181, sendo destinado para o fornecimento de pistas sobre qualquer crime, mas pela internet.

 

Para utilizar o Denúncia Digital 181, basta acessar a página no site da www.ssp.rs.gov.br em qualquer computador, tablet ou smartphone e completar o formulário.

 

O preenchimento de dados pessoais é opcional e nenhum dado da navegação será gravado. Os únicos campos obrigatórios são um relato sobre o que ocorreu, a seleção do tipo de crime que envolve (tráfico de drogas, por exemplo), a cidade do fato e uma descrição do denunciado.

 

A página também permite ao cidadão anexar até 10 arquivos de até 5 MB cada. Com isso, o denunciante pode enviar fotos, vídeos, planilhas, documentos e qualquer outro material que possa ajudar na apuração do crime relatado. O material é recebido pela equipe do Disque Denúncia, vinculada ao Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp) da SSP, que faz uma análise prévia e encaminha para o órgão competente.

 

Podem ser repassadas tanto pelo Disque-Denúncia 181 quanto pelo Denúncia Digital 181 pistas sobre atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissões de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros delitos.

 

O serviço não atende quem tenha sido vítima de um crime. Nesse caso o denunciante precisa registrar uma ocorrência, o que também pode ser feito via internet, pela Delegacia Online, ou presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia.

 

Disque Denúncia 181

 

Só no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o Disque Denúncia 181 recebeu17.022 ligações – uma média de 94 telefonemas por dia. Esses contatos originaram 2.885 denúncias, o que representa média de 480 por mês ou de 16 a cada dia do primeiro semestre de 2019.

 

No ranking, Passo Fundo foi a 8ª cidade que mais usou o serviço de denuncia por telefone.

 

A expectativa é que o canal via internet também seja amplamente utilizado e auxilie a polícia na investigação e solução de crimes.

Gostou? Compartilhe