Expodireto Cotrijal: UPF apresentará pesquisas, inovação e tecnologia durante a Feira

Neste ano, a Universidade também estará na Arena Agrodigital, por meio da Rede de Inovação Conecta

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

Inserida em uma região onde a agricultura e o agronegócio são promissores, a Universidade de Passo Fundo (UPF) é reconhecida pela tradição e pela qualidade na formação de profissionais nessa área do conhecimento. E é buscando estreitar cada vez mais essa relação com o agro, que a Instituição estará presente em mais uma edição da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, que ocorre de 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque.
Parceira da feira desde sua primeira edição, em 2020, a UPF aposta em inovação e tecnologia para mostrar o que desenvolve em seus cursos de graduação - especialmente Agronomia, Medicina Veterinária e o Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio - e pós-graduação. Ao longo dos cinco dias de Expodireto, o público poderá visitar o estande e conhecer um pouco das pesquisas desenvolvidas na Universidade, além de seus laboratórios e serviços oferecidos à comunidade, assim como visitar diferentes exposições, dos mais variados setores.

Entre algumas das ações que os visitantes poderão conferir, estão demonstrações de como a tecnologia pode ser uma aliada da agricultura. Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) demonstrarão o uso de aplicativos de Realidade Virtual e apresentarão dois softwares de contagem e classificação de elementos que utilizam processamento de imagens e inteligência artificial desenvolvidos na Instituição: o AphidCV, que realiza contagem e classificação de pulgões de trigo, desenvolvido em parceria com a Embrapa Trigo; e outro para contagem e classificação de sementes de aveia, parceria com o Laboratório de Análises de Sementes.

Além dessas demonstrações, a Fábrica Experimental de Desenvolvimento de Software, vinculada ao Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque) apresentará uma aplicação com um jogo rodando em uma mesa interativa que permite pilotar máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras. A ideia é que os visitantes possam utilizar a mesa para pilotar e visualizar o potencial que a tecnologia pode oferecer para simulações e capacitações quanto ao uso de máquinas agrícolas. As atividades serão acompanhadas e orientadas por estudantes da Instituição.

Arena Agrodigital

Neste ano, além do estande institucional, a Universidade também estará na Arena Agrodigital, por meio da Rede de Inovação Conecta UPF. No local, serão apresentadas a estrutura e os processos de incubação e residência de empresas, as empresas incubadas e residentes e suas soluções, além de prestar orientação e mentoria gratuita a empreendedores e inventores. Além disso, a equipe da rede também oferecerá palestras sobre temas como “Internet das coisas na agricultura”, “Modelagem de Negócios Inovadores” e “Agricultura visionária e inteligente”. No espaço ainda ocorrerá o lançamento do desafio tecnológico Inovagrãos 2020, uma parceria entra a UPF, o Sebrae e a Embrapa Trigo.

Sabores do conhecimento

Outro destaque da UPF na Expodireto 2020 é a Ilha Sabores do Conhecimento, uma oportunidade que os visitantes terão para conhecer e, especialmente, degustar alguns dos alimentos e bebidas desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas na Instituição. Entre os produtos que serão apresentados estão pão de queijo e chás produzidos a base de erva-mate, a UPFSZ Atlantucha, variedade de batata lançada em 2018, e cookies desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa).

Gostou? Compartilhe