Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Os vinte anos de Cirurgia Bariátrica no Brasil foi o tema central do XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e IV Congresso Panamericano para tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2: alternativas clínicas e cirúrgicas, ocorrido de 31 de outubro e 03 de novembro de 2012, em Maceió/Alagoas. Estiveram presentes cientistas, diabetologistas e cirurgiões com destaque nacional e internacional neste campo.

A Clínica Gastrobese teve quatro trabalhos apresentados no Congresso e foi representada pelo seu diretor clínico o cirurgião bariátrico, Carlos Augusto Madalosso e pala nutricionista Marina Pereira. Os focos dos trabalhos apresentados foi na tolerância alimentar e doença do refluxo gastroesofágico pós bypass gástrico.

Em um dos trabalhos apresentados, a nutricionista Marina Pereira, relata que estudo com pacientes submetidos à mesma técnica cirúrgica (bypass gástrico com derivação intestinal y de roux) com grupo intervenção com anel de silicone na pequena bolsa gástrica e grupo controle, sem o anel.

Ambos os grupos foram avaliados até os 6 meses após cirurgia, quanto a qualidade alimentar (inclui dados de alimentos ingeridos, satisfação com a alimentação e ocorrência de vômitos). Nos grupos não houve diferença na qualidade alimentar, porém o grupo com Anel teve maior dificuldade no consumo de carne vermelha.

O médico Carlos Augusto Madalosso ressalta que o evento serviu para atualizar os diversos profissionais envolvidos nos cuidados dos pacientes bariátricos. Também foi possível comprovar que o tratamento oferecido pelos profissionais da Gastrobese é considerado de ponta em nível nacional e internacional.

Gostou? Compartilhe