Vacinação contra a Covid-19 será descentralizada para unidades de saúde

Decisão ocorre após fim de ciclo de aplicação de primeiras doses para maiores de 18 anos

Por
· 2 min de leitura
 Idosos com mais de 70 anos começarão a receber a terceira dose neste mês (Foto: Bruna Scheifler/Arquivo ON) Idosos com mais de 70 anos começarão a receber a terceira dose neste mês (Foto: Bruna Scheifler/Arquivo ON)
Idosos com mais de 70 anos começarão a receber a terceira dose neste mês (Foto: Bruna Scheifler/Arquivo ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Após disponibilizar a vacina para toda a população com mais de 18 anos, a Prefeitura de Passo Fundo anunciou a reestruturação da vacinação contra a Covid-19. Entre as mudanças, está a descentralização da aplicação do CTG Lalau Miranda para 17 unidades de saúde.

A mudança foi apresentada em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (2). O momento é considerado como o encerramento de um ciclo de vacinação, com todos os grupos elencados no Plano Nacional de Imunizações (PNI) vacinados. “O que sabemos é que a vacina contra a Covid-19, provavelmente, entrará no calendário vacinal e irá se tornar uma rotina. Então, nós acreditamos que essa mudança é fundamental para que todas as pessoas possam ter, perto de sua casa, um local em possam recebê-la”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.

A aplicação de segundas doses ocorrerá em 17 unidades, escolhidas a partir de critérios como localização e condições para armazenamento. “As condições técnicas dos nossos vacinadores e das salas de vacina são muito adequadas. Nós pensamos em logística de distribuição, características físico-químicas das vacinas e acessibilidade. Teremos as vacinas de três de laboratórios diferentes, que serão disponibilizadas em dias diferentes da semana para garantir o melhor aproveitamento: será um da semana de CoronaVac; dois de Pfizer; e dois de AstraZeneca. Vamos analisar o novo formato e, se constatarmos a necessidade, modificaremos estratégias”, considerou a secretária de Saúde, Cristine Pilati.

A descentralização, conforme Cristine, vai impactar em todo o atendimento da atenção básica, pois os profissionais de saúde poderão retornar para atender os usuários do Sistema Único de Saúde.

Diante da definição das datas de aplicação de cada vacina, a Prefeitura publicará o cronograma semanal de vacinação. Os públicos-alvo serão chamados conforme o aprazamento da carteirinha de vacinação e faixa etária. Quem não lembra da sua data programada para a segunda dose poderá consultar pelo aplicativo Conecte SUS.

Ainda serão realizadas repescagens para vacinação com primeiras doses, que serão efetuadas conforme o quantitativo de doses disponíveis na rede.

Não há previsão de data de início da vacinação de adolescentes sem comorbidades. O Município aguarda determinações do Ministério da Saúde e acordos da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “Os adolescentes precisarão esperar. Foi definido que, antes de vacinarmos esse grupo dos 12 aos 17 anos, faríamos as terceiras doses de idosos com mais de 70 anos, o que está previsto para a segunda quinzena de setembro, quando o governo federal indicou que enviará doses, e pode mudar com pactuação da CIB”, salientou.

Locais de vacinação

  • Central de Vacinas (Para gestantes e puérperas que tiveram filhos em até 45 dias e situações especiais que serão divulgadas)

Rua Uruguai, 667, Centro

  • Ambulatório de Especialidades

Rua Comandante Kraemer, 12, Centro

  • UBS Parque Farroupilha

Rua Tramandaí, 101, Parque Farroupilha

  • ESF São Luiz Gonzaga

Rua Caraveli, 535, Bairro São Luiz Gonzaga

  • ESF Adirbal Corralo

Rua Uruguaiana, sem número, Vila Fátima

  • Ambulatório São José

Avenida Luís de Camões, 217, Bairro São José

  • Cais Vila Luíza

Rua Gervásio Annes, 303, Vila Luíza

  • ESF Planaltina

Rua Delmar, Sitone, 385, Planaltina

  • UBS Vila Nova

Rua Aspirante Jenner, sem número, Bairro Santa Maria

  • ESF São Cristóvão

Rua João Pessoa, 364, São Cristóvão

  • Cais Boqueirão

Rua Coronel Pitinga, 11, Bairro Edmundo Trein

  • ESF Nenê Graeff

Rua Amilton Portes da Silva, 120, Bairro Nenê Graeff

  • ESF Santa Marta/Donária

Rua Palmares, 434, Bairro Donária

  • ESF Adolfo Groth

Rua Israel Bonna, 78, Morada do Sol

  • ESF Jaboticabal

Rua Alvorada, sem número, Bairro Jaboticabal

  • ESF Zachia

Rua Argemiro Ferreira, 90, Bairro Zachia

  • Cais Hípica

Travessa Osvaldo Motta, 30, Bairro Hípica

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3046-0097.

Gostou? Compartilhe