Fórum da Agenda 21 apresenta ações realizadas em 2012

Convênio vai garantir a instalação da Sala Futura Meio Ambiente em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Nos próximos dias será assinado o convênio entre o Fórum da Agenda 21 Passo Fundo e Canal Futura para instalação da Sala Futura Meio Ambiente. Um espaço com estrutura adequada para produção de programas, possibilidade de participação ao vivo de alguns programas da emissora, além da exibição de DVDs e material informativo para estudantes, empresas e público em geral.

A sala será instalada na sede do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), localizada nos fundos da biblioteca municipal. Para manutenção do espaço, o Canal Futura investirá anualmente R$ 18 mil. A iniciativa é resultado da escolha do Maleta Meio Ambiente, desenvolvido pelo Grupo Ecológico Guardiões da Vida, juntamente com outras entidades, como melhor projeto de mobilização social e ambiental, entre 17 iniciativas do gênero em  todo o Brasil.
 
A iniciativa foi uma das várias ações provocadas pelo Fórum da Agenda 21 Local em 2012.  Criado oficialmente em 2006, através do decreto municipal nº 131 de 13 de julho de 2006, o Fórum  é fruto dos debates da Rio 92. Atualmente, conta com a participação de 27 entidades da sociedade civil e governo municipal. Pelo menos uma vez por mês, representantes dos mais variados segmentos se reúnem para debater e propor políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. As reuniões são abertas à comunidade.

Entre as ações propostas e realizadas no ano passado, destacam-se a participação na Rio+20, a II Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente, V Encontro infanto-juvenil do meio ambiente e Iº Mostra Escolar, dentro do Programa Outubro Ambiental, do projeto Goio-en, e a Feira da Economia Popular  Solidária (Fresol).  Outro momento importante no processo de conscientização sobre a preservação do meio ambiente aconteceu durante a semana da água, quando centenas de pessoas abraçaram simbolicamente o  rio Passo Fundo.
 
No mês de novembro, o Fórum da Agenda 21, juntamente com a Rede Norte do Rio Grande Sul de Unidades de Conservação, promoveu o encontro com o diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. A presença dele teve a de sensibilizar os municípios da região a adotar uma estratégia de conservação e recuperação desse bioma, através da criação de planos municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Ainda em 2012, o Fórum também teve papel fundamental na condução dos debates para aprovação da Lei Municipal de Resíduos Sólidos, e da inclusão na grade da programação da TV Câmara, de um  programa sobre ecologia e meio ambiente. “A Agenda é o princípio da sustentabilidade.  Um espaço para o levantamento das prioridades na busca de resoluções dos problemas ambientais, onde todo o cidadão  tem voz e voto” afirma o representante da Agenda 21 local, Carlos Eduardo Sander. Para abertura dos trabalhos em 2013, o Fórum realiza no dia 24 de janeiro, em local ainda indefinido, uma videoconferência com ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A programação do ano inclui, entre outras atividades, a realização das conferências municipal, estadual e nacional do meio ambiente.

Contato
Em Passo Fundo, o Fórum da Agenda 21 está localizado juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, no Edifício Novo Hamburgo, rua Coronel Chicuta, 8º andar, centro. O endereço eletrônico é: agenda21passofundo@gmail.com.

Gostou? Compartilhe