Coordenadorias Municipais reforçam diálogo entre a comunidade e o Poder Público

Ações construídas nos espaços de mobilização ampliam a interação do governo com as demandas dos diversos setores da sociedade

Por
· 3 min de leitura
Foto: Michel Sanderi/PMPFFoto: Michel Sanderi/PMPF
Foto: Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?

Espaços plurais para debates e construções coletivas, as coordenadorias municipais têm a responsabilidade de assessorar o Poder Público na promoção de políticas públicas que atendam as diversas demandas oriundas dos diferentes setores sociais. “As coordenadorias formam vínculos importantes do governo com a sociedade civil e tem se consolidado como elos de ligação fundamentais entre todas as áreas da Prefeitura com a comunidade”, comenta o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, em uma reunião com os coordenadores que atuam nas áreas da Juventude, do Idoso, da Igualdade Racial, dos Movimentos Populares, das Mulheres e da Junta Militar.

Vinculadas ao Gabinete do vice-prefeito, João Pedro Nunes, estas coordenadorias organizam ações que dialogam com as múltiplas realidades locais. “Este é um setor fundamental, porque intensifica o diálogo do governo municipal com as associações e entidades representativas da comunidade passo-fundense. As coordenadorias apoiam, articulam e acompanham os projetos e as políticas voltadas aos diversos setores da Prefeitura, promovendo a integração e pensando no coletivo”, destaca João Pedro, que também participou do encontro com os coordenadores.

Entre as coordenadorias está a de Igualdade Racial. A coordenadora, Giovanessa Menezes, explica que a função do setor é desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial, sobretudo nas áreas de saúde, educação, habitação, geração de trabalho e renda, cultura e segurança. “A proteção dos Direitos Humanos dos grupos étnico-raciais afetados pela discriminação, preconceito e intolerância, com ênfase nas populações negras e minorias étnicas, é o foco da atuação desta Coordenadoria. Estamos trabalhando na construção de um plano de ações, em parceria com entidades educacionais, sociais, religiosas e culturais para fortalecermos as atividades”, define ela. Mais informações sobre a Coordenadoria: (54) 3312-8086.

Outra área de atuação das coordenadorias é a de Atenção ao Idoso. A coordenadora, Tânia Carraro, relata que o objetivo principal desta pasta é oferecer condições para a inclusão social dos idosos, estimulando políticas que incentivem o convívio, o lazer e também o acesso desta população aos serviços de saúde. “A Coordenadoria atende a um total de 52 grupos de Terceira Idade, oferecendo práticas esportivas e diversas oficinas. Estes grupos de ginástica ocorrem nos bairros, enquanto as oficinas são sediadas na Coordenadoria. São mais de três mil idosos contemplados”, aponta ela, comentando que a Coordenadoria atende ainda denúncias de maus tratos e abandono de idosos, trabalhando de forma integrada com outras secretarias e órgãos públicos. “Em razão da pandemia, muitas atividades estão prejudicadas, mas estamos tentando manter os vínculos com a comunidade”. Mais informações sobre esta Coordenadoria: (54) 3312-9366.

A Coordenadoria da Mulher, que atua na perspectiva de fomentar a cidadania e a inserção das mulheres em diferentes espaços, tem prestado um serviço interdisciplinar, encaminhando as mulheres para o mercado de trabalho e também assegurando atendimento jurídico em casos de violência. A coordenadora, Eni Hanauer, também destaca que a pandemia afetou a promoção de atividades públicas da Coordenadoria. “Ainda assim estamos buscando construir ações que incentivem a emancipação das mulheres e ofereçam as condições para que elas possam combater a discriminação e a violência”, reiterando que uma das tarefas da pasta é aproximar as mulheres dos órgãos jurídicos de proteção através da Lei Maria da Penha. Mais informações sobre esta Coordenadoria: (54) 3581-0187.

As demandas da juventude são recepcionadas pela Coordenadoria da Juventude. O coordenador, Gledson Henrique Branco, aponta que a pasta trabalha em conjunto com outras secretarias na formulação de políticas públicas voltadas para a juventude, sobretudo nas áreas da educação, esporte, cultura, geração de trabalho e renda. “Promovemos parcerias com outras secretarias, órgãos governamentais ou com entidades da sociedade civil, objetivando a formulação e execução de políticas direcionadas aos jovens previstas pelo estatuto da juventude. Desde janeiro foram realizadas diversas ações, como a Juventude Empreendedora, a live em homenagem ao mês do trabalhador, além de oficinas de grafitagem, rap e produção musical”, cita ele. Mais informações sobre esta Coordenadoria: (54) 3316-7100.

Outro serviço público vinculado a uma coordenadoria é a do alistamento militar. Evandro Pinho de Farias é o coordenador da Junta de Serviço Militar, conta que a função do setor é trabalhar em parceria com os demais órgãos para acompanhar o processo de alistamento e inspeção de saúde objetivando o ingresso no Exército. “É uma função que precisa de assessoramento, porque ainda restam muitas dúvidas sobre o assunto”, relata ele. Mais informações sobre esta Coordenadoria: (54) 3311-6043.

Articular com o movimento comunitário as necessidades dos bairros é uma das atribuições da Coordenadoria de Movimentos Populares. O coordenador, Edson Nascimento, explica que a ligação das demandas dos moradores com o Poder Público é a tarefa central da pasta. “A Coordenadoria serve de elo entre o governo municipal e as associações de bairros e demais entidades representativas da comunidade. Visitamos as associações de bairros e ouvimos as reivindicações dessas comunidades, repassando-as às secretarias competentes, acompanhando as associações como interlocutor entre o Gabinete do Prefeito e os órgãos públicos”, reforça Nascimento. Diferente das outras coordenadorias, a de Movimentos Populares atende o público na rua Dr. João Freitas, 75, pelo telefone (54) 3316-7107.

Gostou? Compartilhe