APAE de Passo Fundo inicia construção de Jardim Sensorial

O espaço conta com um recurso de R$ 75 mil oriundos do Fumdica

Por
· 1 min de leitura
Espaço deve ser colorido e contar com elementos que estimulem os sentidos (Imagem: Divulgação)Espaço deve ser colorido e contar com elementos que estimulem os sentidos (Imagem: Divulgação)
Espaço deve ser colorido e contar com elementos que estimulem os sentidos (Imagem: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?

Até dezembro a APAE de Passo Fundo deve contar com um novo espaço terapêutico e pedagógico. O Jardim Sensorial está sendo construído junto ao pátio da Instituição. O local será todo estruturado para oferecer às crianças e adolescentes com deficiência intelectual e ou múltipla e Transtorno do Espectro do Autismo estímulo aos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), por meio de elementos da natureza. O Jardim Sensorial conta com um recurso de R$ 75 mil oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica).

O local deve proporcionar experiências sensório-motoras, pedagógicas, reabilitação física e ativação da percepção de si e do outro. “O Jardim Sensorial tem o objetivo de integrar os sentidos com a natureza, de forma adaptável e acessível. Ele vem para complementar a Sala Multissensorial, a qual despertamos e unimos os canais sensoriais com a tecnologia”, destaca a terapeuta ocupacional da APAE, Camila Pasin. Paralela à construção, será feita a reestruturação da Sala de Estimulação Precoce, onde hoje são atendidos usuários de 0 a 3 anos.

A arquiteta voluntária responsável pelo projeto, Júlia Luvisa Gauer, conta que a criação e composição do Jardim Sensorial foi uma experiência totalmente nova: “Pensar em elementos que estimulassem todos os cinco sentidos e aguçassem as percepções era o desafio proposto e acredito que atingimos a meta com um espaço harmônico e saudável para todos que desfrutarem dele”. No projeto foram utilizadas cores variadas para estimular a visão, materiais com texturas diferentes, como madeira, metal e pedra para criar a curiosidade do tato, fonte de água e sino dos ventos para um som relaxante e plantas aromáticas para um perfume agradável.

Gostou? Compartilhe