A Prefeitura de Passo Fundo abriu oficialmente neste domingo (15), a 35ª edição da Feira do Livro. O evento pode ser visitado até o dia 22, das 9h às 21h, em um novo e remodelado ambiente, no espaço Espaço Roseli Doleski Preto, que abrange a proponente da Feira, a Academia Passo-Fundense de Letras, e ainda o Teatro Municipal Múcio de Castro, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski, o Instituto Histórico de Passo Fundo e a Arena Instituto Histórico. As atividades, ainda, circularão por outros locais que são dos passo-fundenses, como a Escola das Profissões, a Escola Pública de Música Yamandu Costa, a Escola de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e o Prisma Espaço Geek.
Para o prefeito, Pedro Almeida, a Feira ganha e muito, assim como a comunidade, sendo realizada neste espaço. “Agradeço o empenho de todos que participaram desta construção. O evento já é um sucesso, o primeiro dia demonstrou isso. Estou com o coração cheio de alegria por ver a cultura sendo valorizada no nosso município. A comunidade está respirando cultura e acreditando mais na nossa cidade. As maiores transformações que vi de pessoas foram através da arte e da cultura e pelo conhecimento. Passo fundo está dando um passo mais importante resgatando esta feira”, evidencia o prefeito.
A secretária de Cultura, Miriê Tedesco salientou o reconhecido público aos que deram vida às 34 Feiras do Livro que antecederam esta. “O que era semente continua dando frutos e merecem, para sempre, nosso agradecimento. Até o dia 22 de outubro, em todo o espaço Roseli Doleski Pretto, das 9 da manhã às 9 da noite, livros e escritores serão os astros principais desse grande evento projetado para ser um festival da leitura, na cidade dos festivais! São muitas as atrações e são múltiplos os espaços onde a feira acontece. Dos estandes dos livreiros ao palco do Teatro, passando pela Academia Passo-fundense de Letras, Instituto Histórico de Passo Fundo, Biblioteca Municipal Arno Viuniski, Arena Instituto Histórico até o artesanato literário... Tudo compõe esse grande encontro entre escritores e leitores”, enaltece a secretária.
Miriê lembra que a Feira do Livro será uma oportunidade para que os 17 mil alunos da rede municipal façam a troca do cheque-livro, que vem anexado ao passaporte da leitura. “A partir da ação, a Prefeitura fornece R$ 40 a cada aluno, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, para a aquisição de obras nos livreiros parceiros”, frisa a secretária.
A Academia Passo-Fundense de Letras (APL) é a proponente da Feira do Livro deste ano e a Presiden-te da APL, Marilise Lech destacou a satisfação da entidade em promover o evento em conjunto com a Prefeitura, incentivando a arte literária. “Reafirmo o compromisso da atual diretoria, que tem atuado a serviço das letras. Assim seguiremos como um girassol, que é a flor símbolo dos 85 anos que a Aca-demia está completando”, aponta Marilise.
A feira vem com muitas novidades para esta edição. São dez livreiros que participam do evento e 17 autores presentes. Além da oportunidade de adquirir livros por valores mais acessíveis, haverá exposições, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros, sessões de autógrafos, visitações mediadas, painéis, saraus e brincadeiras literárias. Uma programação artística também contempla espetáculos teatrais e musicais e poesia.
Homenageados
A Feira do Livro deste ano tem como “Amigo da 35ª Feira do Livro”, o Sesc, devido a todo o seu envolvimento e incentivo à leitura em quase 70 anos presente em Passo Fundo.
O “Educador Emérito da 35ª Feira do Livro” é o escritor Agostinho Both, que tem mais de 50 livros publicados, é secretário-geral da Academia Passo-fundense de Letas e já foi vice-reitor da Universidade de Passo Fundo
E como “Patrono da 35ª Feira do Livro”, foi escolhido o programa Passo Fundo Cidade Educadora e as ações voltadas à educação e cultura.
Em setembro de 2022 a Feira do Livro foi tornada patrimônio cultural imaterial de Passo Fundo, pela Lei 5.670/2023.