Mais de 20 feridos são atendidos na Capital

O transporte dos feridos graves acontece a partir de helicópteros da Força Aérea Brasileira, que estão pousando no Parque da Redenção

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Toda rede hospitalar de Porto Alegre está mobilizada para o atendimento aos feridos do incêndio que ocorreu na madrugada deste domingo (27) em uma boate em Santa Maria. Ao todo são 92 feridos hospitalizados no município, 21 feridos já em atendimento em Porto Alegre, e outros 11 ainda serão encaminhados para a Capital. 

O transporte dos feridos graves acontece a partir de helicópteros da Força Aérea Brasileira, que estão pousando no Parque da Redenção, próximo ao Hospital de Pronto Socorro (HPS); e de aeronaves no pátio 3 do Aeroporto Salgado Filho, e conforme a sargento Márcia Fantinel, da Base Aérea de Santa Maria, já partiram para Porto Alegre 13 voos, mas até o final da noite outros serão encaminhados, conforme a gravidade dos casos.

O secretário de Saúde, Ciro Simoni, disse que foram disponibilizados na Capital 50 leitos de UTI, e encaminhados pela Secretaria 21 respiradores de ambulâncias do Samu, oriundos de municípios do entorno de Santa Maria. Em Porto Alegre há leitos com respirador: Hospital de Clínicas (13), Hospital Conceição (10), Cristo Redentor (4), Mãe de Deus (10), Moinhos de Vento (4), Independência (10), Parque Belém (13) e Santa Casa (9). Leitos sem respirador, nos hospitais Cristo Redentor (10) e Parque Belém (20); e leitos de emergência foram disponibilizados nos hospitais Mãe de Deus (6) e Santa Casa (6). A Unimed reservou oito ambulâncias para o transporte das vítimas. 

Uma equipe do Grupo Hospitalar Conceição com médicos intensivistas - entre cirurgiões plásticos e técnicos de enfermagem -, foi enviada a Santa Maria em um avião da Aeronáutica para auxiliar no transporte dos pacientes a serem deslocados para a Capital. No mesmo avião, embarcou equipe de apoio psicológico, a pedido da Coordenadoria de Saúde Mental de Santa Maria para auxílio aos familiares das vítimas. 

O Conselho Regional de Psicologia já se colocou a disposição dos familiares, a partir da subsede localizada no município. Os telefones do conselho são (55) 3219.5299, (51) 8421.9108 e (51) 8421.9107. Além do Hospital Universitário de Santa Maria, também há vítimas internadas no Hospital de Caridade, no Pronto Atendimento do Patronato e no Hospital da Guarnição de Santa Maria, além dos pacientes que foram transferidos para unidades de saúde de Porto Alegre. 

Até o momento são 233 mortos, 113 mulheres e 120 homens; 115 corpos já foram identificados e 43 corpos removidos para velório. A Força Aérea Brasileira e as Secretarias estadual e municipal de saúde continuam realizando um trabalho integrado para que o atendimento seja o mais rápido possível aos feridos. 

Veja a lista das vitimas internadas em Porto Alegre (atualizada às 17h20): 

Hospital Mãe de Deus 
Juliano da Silva 
Driele Pedroso Lucas 
Ritieli Pedroso Lucas 

Hospital Santa Casa 
Braw Gethenseld 
Deise Felipeto de Almeida 
Emilio Ernich 
Gahntes Ernich 
Pedro Almeida 
Junor Pavonir 

Hospital Cristo Redentor 
Caue Machado 
Mike dos Santos 
Willian Lisboa 

Hospital de Clínicas 
Katia Jean 
Bruno Portela Feiths 

Hospital de Pronto Socorro (HPS) 
Gionata de Oliveira 
Rafaela 

Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) 
Sergio Willian 
Gabriel Pereira 
Fabiano Daut 
Lauro 
Rodrigo Tausch

Gostou? Compartilhe