O veranico de maio é velho conhecido, especialmente pelas bandas do Planalto Médio Gaúcho. E esse final de semana enquadra-se como tal. A informação é do analista Aldemir Pasinato, do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo: “permanece essa onda de calor, esse veranico em toda a região. As temperaturas vão continuar elevadas e acima da média. Também vai permanecer, pelo menos até o sábado, esse tempo firme, tempo seco, parcialmente nublado, sol entre nuvens, mas com predomínio de sol”.
Calor acima do normal
Para melhor compreensão da variação de valores, o patamar válido é o da série histórica normal climatológica aferido pela rede de estações meteorológicas do INMET. Os dados de Passo Fundo são fornecidos pela estação da Embrapa, que aponta a média das mínimas de maio de 10,8ºC e a das máximas 20,4ºC. Agora, neste final de semana, a mínima pode bater em 17ºC e a máxima em 28ºC, uma variação considerável em relação ao histórico. “São temperaturas bem acima da média, como um veranico no mês de maio. Daria para chamar um mini veranico do outono em termos de temperatura”, completou o analista.
A variação da temperatura
Na quinta-feira, a temperatura mínima registrada pelo Laboratório da Embrapa foi 13,1ºC. A máxima, por volta das 16 horas, chegou a 24ºC. “As temperaturas vão permanecer elevadas, acima da média, pelo menos até a próxima segunda-feira. Vamos ter dias mais quentes nessa sexta, sábado, domingo e segunda”, detalhou Pasinato. “Na sexta-feira a mínima de 13ºC e máxima de 25ºC e sábado vai de 15 a 27ºC. Do domingo aumenta um pouco, com mínima prevista de 17ºC e a máxima pode bater em 28ºC. Na segunda-feira estão previstas a mínima de 16 e a máxima de 27ºC”.
Domingo com instabilidades
Predomínio de sol e sol entre nuvens com tempo seco até sábado. O calor e a sensação de abafado são condições adequadas para a formação de áreas de instabilidade. “No domingo, então nós temos uma nova frente fria. São áreas de instabilidades que passam pela região, uma frente fria de rápida passagem, com acumulados de chuvas bem pequenos. Será mais nebulosidade e chuva isolada no domingo”. Pasinato explica que, mesmo assim, o calor deve prosseguir na região. “A segunda-feira terá sol entre nuvens, a temperatura permanece elevada para a época do ano, acima da média novamente”.
A volta da chuva
Com base nos registros da Embrapa e interpretação das variações nas cartas sinóticas do INMET, o analista informa que a instabilidade está trazendo muita chuva à região. “Nós temos então o retorno da chuva de forma mais intensa com acumulados mais expressivos a partir da terça-feira (20). A próxima semana vai iniciar com temperaturas elevadas e chuva a partir da terça-feira. Terça, quarta e quinta-feira haverá bastante instabilidade, principalmente na terça e na quarta-feira e parte da quinta ainda com chuva”. A expectativa é por chuva abundante, pois até agora maio teve apenas 44,3mm para uma média histórica de 153,5mm.
Massa de ar polar
E depois da chuva? “Depois o tempo melhora e, na sequência dessa frente fria e dessas áreas de instabilidades, nós temos a queda da temperatura na quinta e principalmente na próxima sexta-feira. Então vamos ter temperaturas em torno de 8ºC com uma massa de ar frio. Será uma massa de ar polar que, novamente, não será intensa. As temperaturas devem ficar na faixa de 7 ou 8ºC ao amanhecer. Mas também serão apenas os dois dias com temperaturas mais baixas”. Além disso, já de olho na última semana do mês, Aldemir disse que “deve iniciar com temperaturas acima da média e vai encerrar com temperaturas mais baixas dentro da média”. Os indicativos estão atrelados a probabilidade de outra massa de ar polar de fraca intensidade.