O Partido Solidariedade mal nasceu em Passo Fundo, mas já passa por um racha. De um lado os vereadores Paulo Pontual (PP) e Renato Tiecher (PCdoB) com o desejo de dar continuidade aos seus mandatos na nova sigla, aliado ao desejo de compor a direção do Solidariedade. Do lado oposto, um grupo de pessoas sem filiação partidária, conhecidas na cidade, lideradas pelo articulador político da administração municipal, Ronaldo Rosa, que desejam construir um partido novo. Os primeiros passos para a construção da comissão provisória do partido em Passo Fundo foram debatidos na tarde de terça-feira (8), com a executiva estadual do Solidariedade.
Conforme informações da executiva estadual passadas nessa reunião, os vereadores haviam procurado a executiva e realizado a filiação. Contudo ambos os vereadores alegam que a possibilidade de filiação existe, mas ainda não é concreta. Paulo Pontual, afirma que algumas conversas ainda precisam acontecer antes de tomar a decisão final. Tiecher afirma que apenas recebeu um convite. Eduardo Peliciolli (PSB), Marcos da Silva (PP) e Claudio Luiz Soldá (PMDB), que estariam insatisfeitos com suas atuais legendas, também foram convidados. Contudo, nenhum confirmou a filiação ao novo partido.
De acordo com Ronaldo Rosa, ficou evidente na reunião a vontade dos vereadores em coordenarem e presidirem a comissão provisória do parido, fato que frustrou o restante do grupo. “As pessoas que articulei nunca se envolveram na política e que possuem o desejo de criar um partido novo e do zero”. O grupo não iria impedir a filiação dos vereadores no Solidariedade, mas queriam tomar a frente na articulação e composição da comissão provisória para colocarem em prática as ideias a partir do perfil do grupo.
Conforme Rosa, nessa perspectiva, caso os vereadores insistam em tomarem à frente da comissão partidária, ele e o grupo se retirariam, com o intuito de não haver desgastes, principalmente daqueles que nunca se envolveram em partidos e disputas políticas. Dessa forma o grupo liderado por Rosa, comunicou sua saída à executiva estadual. Contudo um dos articuladores da executiva, Claudio Janta, pediu que ambos os lados voltassem a se reunir e entrassem em um acordo. Com isso, ficou definido que novas reuniões seriam marcadas e os vereadores também se comprometeram em repensar o seu posicionamento diante do comando do partido. Rosa declarou que o grupo não ingressará no partido se ele for presidido pelos dois vereadores.
Vereadores convidados a ingressar no Solidariedade
Diante da possibilidade de troca de partido o vereador Paulo Pontual é um dos mais convictos. Segundo ele, a confirmação de mudança de sigla ainda não foi oficializada e depende de algumas conversas e definir alguns pontos importantes com o Solidariedade, aos quais ele não quis expor. Conforme Pontual há uma proposta para que ele passe a compor a executiva do partido e exerça seu mandato de vereador pela nova sigla. O anúncio ainda não foi oficializado, mas o PP pode perder uma cadeira do legislativo passo-fundense. O anúncio da possível saída do vereador Paulo Pontual deve acontecer no final da próxima semana. Ele explica que sua possível saída do PP não significa insatisfação com o partido, mas apenas a vontade de ter mudanças na sua vida política. Além disso, a possibilidade de trocar de partido sem perder o mandato e o peso que o partido possui são os principais pontos que estão contribuindo para seu ingresso ao Solidariedade.
Dentro da bancada progressista também havia rumores que o vereador Marcos da Silva pudesse sair do PP e ingressar no Solidariedade. Contudo isso não deve acontecer. Ele considera estar satisfeito com o partido e por estar no primeiro mandado não pretende abandonar a sigla que o apoiou nesse período. “Houve o convite, na manhã de terça-feira, para ingressar no partido. Agradeci o convite e respeito àqueles que optarem por essa possibilidade, mas permaneço no PP”, disse Silva.
Já o comunista Renato Tiecher, também afirmou que apenas houve um convite, mas que não há nada definido se ingressa no Solidariedade ou permanece no PCdoB. Um dos motivos da saída não seria insatisfação com a sua sigla, mas a procura de mais espaço na mídia, possibilidade alcançada diante do tamanho da bancada da sigla no legislativo federal.
Solidariedade
O Solidariedade (SDD) é um partido de centro esquerda e presidido no Estado pelo vereador da Capital, Claudio Janta. No cenário estadual já conta com a adesão do prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, e cerca de 40 vereadores. O partido também conta com 23 deputados federais e um senador.

