Com novo contorno em Passo Fundo e duplicações, conheça as obras previstas com a concessão

Mapas de projetos e com cronograma de obras apresentados pelo governo do Estado indicam que as duplicações da ERS-135 e da ERS- 324 no município iniciam a partir do terceiro ano de contrato

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Imagens: reprodução/ Governo do RSImagens: reprodução/ Governo do RS
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Para viabilizar a duplicação de 244 quilômetros de rodovias e a implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas, o governo do Estado avança com o programa de concessão do chamado Bloco 2, contemplando sete estradas em 32 municípios, nas regiões Norte, Serra e Vale do Taquari do Rio Grande do Sul. Serão investidos R$ 6,7 bilhões, em 30 anos de concessão com a iniciativa privada, R$ 1,3 bilhão desse montante aportado pelo Executivo Estadual com o objetivo de reduzir a tarifa de pedágio e agilizar as estruturações necessárias.

Entre todas as obras previstas, ON separou detalhes do que está planejado para a ERS-324 e para a ER-135, importantes eixos rodoviários que cruzam por Passo Fundo, ligando a cidade à região serrana e ao Alto Uruguai. Por aqui, destaca-se a previsão de construção de um novo contorno rodoviário que interligará as duas estradas, passando por fora da região do Bairro São José, além de duplicações e pistas paralelas.

A estruturação dos projetos viários do Bloco 2 leva em conta obras com foco na resiliência, com 16 pontes em cota elevada e acréscimo de camada drenante nas duplicações, localizadas em áreas afetadas pela enchente. Outras melhorias previstas na concessão são a implementação de 323 quilômetros de acostamentos, 73 quilômetros de marginais e 43 passarelas de pedestre, entre outras medidas. Também estão previstos socorro mecânico e médico 24 horas, monitoramento por câmeras e bases de atendimento aos usuários. Integram esse bloco de concessão a ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470.

Assim que assumir o contrato, nos chamados “trabalhos iniciais”, a empresa concessionária precisará realizar investimentos para garantir fluidez e segurança nas vias, com a recuperação e reforço estrutural do pavimento, de forma a atingir os parâmetros de qualidade pré-estabelecidos.

 

Novo contorno de Passo Fundo na ERS-135

A rodovia que liga Passo Fundo a Erechim - passando por Coxilha, Sertão, Estação, Getúlio Vargas, Erebango - terá 54 quilômetros duplicados e outros 19,90 km em terceiras faixas.

Também estão previstos 58 km de acostamentos, 7,5 km de vias marginais, cinco passarelas, oito passagens inferiores, cinco rotatórias, quatro diamantes e uma trombeta (os dois últimos são tipos de interconexões).

Entre as obras planejadas, consta ainda a construção de um novo contorno na região do Bairro São José, em Passo Fundo, ligando a ERS-135 diretamente à ERS-324. Conforme o mapa ilustrativo divulgado pelo governo, a pista terá 2,47 km de extensão, iniciando no km 10, na chegada à cidade (antes da área urbana), dando acesso à perimetral Leste (ERS-324) no entroncando com a BR-285, próximo ao trevo do IFSUL. Procurada por nossa reportagem, a Secretaria da Reconstrução Gaúcha informou que esse novo traçado é referencial. “Não necessariamente será ali”, frisou. Conforme a pasta, a área por onde passaria a rota, segundo a ilustração, não pertence ao Estado.

Essa seria a via prioritária para o motorista oriundo de Erechim que for seguir sentido a Marau, por exemplo, sem cruzar por dentro de Passo Fundo. A construção dessa infraestrutura está prevista para iniciar no quinto ano de concessão.

O governo do Estado inclui, ainda, a municipalização de um trecho de pista simples da ERS-135 com cerca de 10 km, já na área urbana de Passo Fundo.

 


Duplicações

Os dois primeiros trechos que receberão obras de duplicação na ERS-135, conforme o cronograma divulgado, ficam em Erechim, a partir do terceiro (em 6,4 quilômetros) e quarto ano (em 9,9 quilômetros) de concessão. No quinto ano, inicia o trabalho entre Passo Fundo e Coxilha, para um total de 12,3 quilômetros. A partir do sétimo ano, o serviço ocorrerá em 6,9 quilômetros entre Coxilha e Sertão; e no 13º ano entre Getúlio Vargas, Erebango e Erechim, somando 18,6 quilômetros.

Nos municípios de Sertão e Estação, a rodovia não será duplicada ao longo de 19,9 km, recebendo terceiras faixas a partir do oitavo ano.



Obras na ERS- 324

Na ERS- 324, serão 71,45 km de duplicações e 28,76 km de terceiras faixas. Serão estruturados 65 km de acostamentos, 41 km de vias marginais, 14 passarelas, 19 passagens inferiores e quatro superiores, seis rotatórias e três diamantes.

Por aqui, além de ser duplicada, vias marginais serão construídas tanto na perimetral quanto na área urbana após o trevo de saída para Marau. O projeto contempla, ainda, passagem inferior, rotatórias e passarelas.

O trecho entre Passo Fundo e Marau deve ser o primeiro a ser duplicado. Na área que cruza a cidade, o trabalho começa logo no terceiro ano de concessão, totalizando nessa etapa 6,6 km. Entre a cidade e Marau, a partir do quarto e quinto ano, iniciam os trabalhos de duplicação em dois lotes que somam perto de 20 km.

O cronograma atual indica que a duplicação entre Marau e Vila Maria iniciará no sexto e sétimo ano de concessão, em cerca de 10 km.

Vila Maria terá um novo contorno viário, com o traçado atual da rodovia, que cruza a cidade, sendo municipalizado. As obras dessa estrutura iniciam no nono ano.

A rodovia receberá terceiras pistas entre Casca, Paraí e Nova Araça; um contorno duplicado na cidade de Nova Araça, que também terá um trecho municipalizado. Entre Nova Bassano e Nova Prata, também haverá duplicações. As obras se estenderão até o 17º ano de concessão.


Pedágios e consulta pública

O bloco contará com o sistema free flow, com a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas. A tecnologia funciona por meio de pórticos instalados nas estradas, que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos. Serão 24 pórticos instalados nas rodovias da região. O custo do quilômetro rodado está estimado em R$ 0,23.

Audiências públicas ocorreram em Passo Fundo, Lajeado e Venâncio Aires na última semana. A consulta pública, iniciada dia 13 de janeiro, continua, e as sugestões podem ser enviadas pelo e-mail [email protected].


Depois da fase de escuta da sociedade, será lançado o edital (previsto para o primeiro semestre de 2025) e realizado o leilão para definir o vencedor da licitação. O critério para definir o vencedor será o de menor aporte público conjugado com o maior desconto na tarifa.


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