MEDICINA & SAÚDE - Saúde mental com atendimento integral

Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes completa 31 anos

Por
· 2 min de leitura
Bezerra de Menezes é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais (Foto – Alex Borgmann – HCPF)Bezerra de Menezes é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais (Foto – Alex Borgmann – HCPF)
Bezerra de Menezes é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais (Foto – Alex Borgmann – HCPF)
Você prefere ouvir essa matéria?


O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, integrante do Complexo Hospitalar de Clínicas de Passo Fundo, completa 31 anos de atuação, desempenhando um papel fundamental no atendimento integral às doenças mentais. Resultado de uma união de ideais e do trabalho de inúmeros profissionais, o HPBM é um dos cinco hospitais psiquiátricos do Rio Grande do Sul. Referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais e transtornos recorrentes do uso de substâncias psicoativas, possui uma equipe multiprofissional, responsável pelo atendimento completo aos pacientes. A instituição tem atividades segmentadas:

Clínico geral

O clínico geral atua a partir de avaliação clínica, investigando possíveis doenças que podem ser relacionadas como causa da alteração do estado mental.  

Educação Física

O serviço visa o bem-estar físico e mental, mobilizando o desejo do paciente em adquirir hábitos saudáveis e que estes proporcionem vigor na realização de atividades diárias e na melhora da qualidade de vida. As atividades estimulam que os pacientes retomem suas capacidades funcionais como: noção e consciência corporal; domínio do corpo; coordenação, percepção e organização no tempo/espaço.

Enfermagem 

É responsável pelo planejamento e avaliação dos cuidados de cada paciente. Através da avaliação dos aspectos físicos e mentais, atua no desenvolvimento do processo de relacionamento terapêutico e possui participação ativa no tratamento médico e relacionamento com as famílias.

Farmácia 

Responsável pela assistência farmacêutica, durante a hospitalização, acompanha a evolução do paciente, a utilização de medicamentos clínicos de uso contínuo, possíveis efeitos colaterais e/ou interações medicamentosas. Os pacientes e familiares recebem orientação quanto ao uso correto dos medicamentos, período a serem utilizados, salientando a importância de adesão à terapêutica proposta pelo médico.

Nutrição  

O serviço, através de uma nutricionista, realiza avaliação nutricional com os pacientes, considerando o IMC (índice de massa corporal), diagnóstico clínico, exames laboratoriais existentes e, sempre que se fizer necessário, exames complementares. A partir desta avaliação, é prescrita a dieta mais adequada ao paciente.

Psicologia 

O Serviço de Psicologia realiza a avaliação dos processos intra e interpessoais através da intervenção psicoterápica individual ou em grupo. Atua em conjunto com a equipe multiprofissional durante o tratamento.

Psiquiatria 

Esta área é responsável pelo diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes. Atua com o apoio da equipe multiprofissional para a consolidação de um diagnóstico médico global biopsicológico.

Serviço social 

O assistente social trabalha a partir das vulnerabilidades sociais das famílias e pacientes, com a finalidade de identificar as expressões da questão social que interfiram no processo de saúde-doença dos indivíduos, tais como: falta de informação da patologia, não aderência ao tratamento ambulatorial, exclusão social, fragilização dos vínculos familiares e as formas de enfrentamento das famílias.

Terapia ocupacional 

É uma especialidade que se utiliza da atividade como recurso terapêutico. Tem como objetivo a criação de um espaço que possa garantir a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo, artístico, intelectual e formas de expressões singulares. Estas atividades grupais, proporcionam momentos que ampliam seu universo de relações, autoestima, seu grupo de pertinência e o desenvolvimento de alternativas para a inclusão social. 

Abrangência regional

A área de abrangência do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes inclui cerca de 100 municípios da região. Recentemente, a instituição passou por uma revitalização de sua área física, qualificando o atendimento prestado à comunidade.

Gostou? Compartilhe