Município vacinará pessoas somente por critério de faixa etária

Medida segue uma pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne equipes técnicas da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais

Por
· 1 min de leitura
Foto: Michel Sanderi/PMPFFoto: Michel Sanderi/PMPF
Foto: Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?

Passo Fundo vacinará contra a Covid-19 toda a população com mais de 18 anos por faixa etária. A medida foi autorizada no Rio Grande do Sul a partir de uma pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne equipes técnicas da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais.

Conforme a resolução, publicada no dia 2 de junho, os municípios que atingiram a vacinação do grupo 17 do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 devem avançar para a vacinação dos Trabalhadores da Educação e, posteriormente, para a do grupo etário de 50 a 59 anos, em ordem decrescente de idade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, antes da decisão, Passo Fundo já havia ido além na execução do plano, vacinando também trabalhadores da coleta e do manejo de resíduos sólidos, do transporte aéreo e do transporte público coletivo urbano. “Temos dois cenários importantes que demonstram a celeridade da vacinação em Passo Fundo. De um lado, começamos a vacinar por idade sendo um dos únicos municípios gaúchos que tinham ido além dos trabalhadores da educação. De outro, entre as 15 cidades mais populosas do estado, somos a que mais aplica e registra as doses recebidas”, destaca.

Mais de 95% das unidades que Passo Fundo recebeu já foram aplicadas e constam no sistema estadual que reúne os dados de todos os municípios. Em seguida, está Caxias do Sul com 86,6%. “Desde o início da campanha, estamos organizados com estrutura, insumos e equipes para vacinar. Por isso, atingimos índices que colocam a cidade como destaque na vacinação”, enfatiza a secretária.

No último sábado, o município iniciou a vacinação por idade de pessoas com 59 e 58 anos. Nessa segunda (7) e terça-feira (8), vacinou a população com 57, 56, 55 e 54 anos. A continuidade da cobertura dependerá, agora, do recebimento de mais doses.

Para Cristine, muitas pessoas, de diversos setores de trabalho, estão expostas ao coronavírus. Dessa forma, a vacinação, seguindo a ordem de faixa etária, contemplará todas quase que ao mesmo tempo. “O município sempre agiu com responsabilidade e seguiu o Plano Nacional de Operacionalização. Neste momento, também atende a uma resolução estadual, entendendo que a vacina é um direito de todas as pessoas”, afirma.

Atualmente, mais de 72,1 mil passo-fundenses foram vacinados, o que representa 34% de toda a população. Desse número, 30 mil completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

Gostou? Compartilhe