Vacinação contra o HPV em dose única

Julho é o mês de conscientização ao câncer ginecológico e a vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) previne diversos cânceres, entre eles o de colo de útero, vulva e vagina, que estão entre os principais tumores ginecológicos. A novidade em 2024 é a vacinação em dose única no SUS, substituindo a orientação anterior de duas aplicações, que perdurou por dez anos. O principal foco deste novo esquema de imunização é aumentar a adesão e ampliar a cobertura vacinal, especialmente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, protegendo-os antes da exposição ao vírus.

Julho é o mês do laço verde escuro, de combate ao câncer ginecológico, que abrange principalmente o câncer de colo de útero, ovário, endométrio, vagina e vulva. O câncer ginecológico é responsável por cerca de 30 mil novos casos e mais de 16 mil mortes por ano (Inca). “Entre os sintomas estão sangramento vaginal fora do período esperado, dor no ato sexual, dor pélvica, inchaço ou dores abdominais e perda de peso inexplicada”, enfatiza o oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alvaro Machado.

Para combater os cânceres ginecológicos, o oncologista destaca a importância de hábitos de vida saudáveis. “Não fumar, fazer exercícios físicos regulares, manter peso adequado e ter uma alimentação saudável são fatores importantes no combate aos cânceres ginecológicos. Além disso, saber o histórico familiar e sempre usar preservativo são essenciais”, observa o oncologista.

 

HPV causa diversos cânceres e infecções sexualmente transmissíveis

O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, mais incidente câncer ginecológico com cerca de 17 mil novos casos por ano e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, cerca de 6,6 mil mortes (Inca). “A principal forma de combater este câncer é por meio da vacina contra o HPV. Além disso, o Papanicolau é o exame preventivo do câncer do colo do útero capaz de diagnosticar lesões pré-cancerosas e o câncer inicial, aumentando as chances de cura. Este exame deve ser feito periodicamente pelas mulheres a partir dos 25 anos”, comenta o oncologista.

Além do câncer de colo de útero, de vulva e de vagina, o HPV também provoca câncer de pênis, de boca e de garganta. Ele também é responsável por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e pode causar verrugas e lesões em tecidos orais e genitais.

 

Vacina é gratuita no SUS

A vacina contra o HPV é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. O público-alvo da vacina é formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, podendo receber a vacina até os 45 anos. “Por mais que a vacina seja gratuita e disponível na rede pública, ainda há resistência na população. Precisamos compreender que a imunização possibilitará às futuras gerações estarem livres do HPV e, consequentemente, dos cânceres relacionados a este vírus”, ressalta Machado.


Gostou? Compartilhe