HORGS é inaugurado oficialmente em Passo Fundo para elevar o padrão de qualidade oftalmológica no norte gaúcho

Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul abre as portas para receber os pacientes a partir desta sexta-feira (16)

Por
· 4 min de leitura
Solenidade de inauguração aconteceu ontem à noite  em  evento repleto de autoridades, sócios do hospital, médicos oftalmologistas,imprensa e convidado Solenidade de inauguração aconteceu ontem à noite  em  evento repleto de autoridades, sócios do hospital, médicos oftalmologistas,imprensa e convidado
Solenidade de inauguração aconteceu ontem à noite em evento repleto de autoridades, sócios do hospital, médicos oftalmologistas,imprensa e convidado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo e região norte do Rio Grande do Sul passam a contar com o HORGS - Hospital de Olhos do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (16). O empreendimento privado na área de saúde, com investimento de R$ 30 milhões, foi naugurado oficial na noite de quinta-feira (15), no Centro de Distribuição e Operações da Rede de Farmácias São João, em Passo Fundo.

 Em evento repleto de autoridades, sócios do hospital, médicos oftalmologistas,imprensa e convidados, mais de 800 pessoas presenciaram o alto padrão apresentado com a chegada do HORGS para o norte gaúcho. Durante a cerimônia,os depoimentos dos médicos resgataram a história da oftalmologia passo-fundense e abordaram a ciência, a qualidade e a tecnologia como fatores fundamentais para ofuturo da área médica.

Sonho realizado

O Presidente da Rede de Farmácias São João, representando os demais sócios do HORGS, Sr. Pedro Henrique Brair, enalteceu o investimento realizado como a concretização de um sonho de profissionais médicos éticos e de alta capacidadetécnica. “O que me conectou ao HORGS e aos profissionais dele são os princípios e a visão empreendedora de uma lacuna a ser preenchida. Nós vimos pessoas com desejos e soluções. Me associei nesta ideia de profissionais que amam o que fazem e estão entregando um hospital maravilhoso para Passo Fundo e região”, declarou.

Padrão de qualidade

O Diretor Técnico do HORGS, Dr. Roger Syllos, abordou a necessidade de elevar o padrão de qualidade no atendimento oftalmológico em Passo Fundo e região. “A proposta do HORGS é a excelência na oftalmologia, de ser a referência junto aos principais centros do Brasil e fora dele. Tecnicamente temos condições para isso,tecnologia nós conseguimos comprar e a estrutura passou por todos quesitos exigidos. Discurso o papel aceita tudo, mas vou afirmar que nosso sentimento é que não será apenas discurso, vamos fazer o maior centro oftalmológico em qualidade e excelência de todo Estado”, afirmou.

O Diretor Clínico da instituição, Dr. Jackson Jacques de Castro, lembrou que Passo Fundo necessitava há décadas resolver os casos oftalmológicos de seus pacientes de forma prática e segura para o município e os pacientes da região norte do Estado. “Pessoas que têm dificuldade de andar, moram a quilômetros daqui, fica complicado vir todo dia pra fazer uma consulta, um exame, uma cirurgia em diferentes momentos. Agora, um desejo de mais de décadas se concretiza: temos um centro de referência que vai resolver o maior número de ecessidades possível num tempo menor para as pessoas que buscam excelência em saúde ocular, pontuou.

Importância para a região

A secretária de Saúde, Cristine Pilatti, ressaltou a importância do HORGS para Passo Fundo e os municípios da região pela alta demanda em oftalmologia. “É um empreendimento muito importante e espero que esse empreendimento acolha as prefeituras, já que o tema da oftalmologia é muito abordado pela sua sensibilidade e importância. Agradeço por sermos a cidade sede deste empreendimento”, enfatizou.

O Deputado Federal Luciano Azevedo, reiterou que a inauguração do HORGS representa um momento de sentimentos e emoções dos profissionais médicos, que entregam uma demonstração de confiança ao futuro de Passo Fundo e região.

“Essa é uma noite que se vive não apenas a inauguração de um novo empreendimento. Estamos tendo a oportunidade de viver um momento carregado de emoção e de sentimento, que concretiza não apenas um projeto profissional, mas que coloca de pé o que é de mais sagrado e secreto: sonhos, que temos dentro de cada um de nós. Passo Fundo sente imenso orgulho, profunda alegria e eterna gratidão ao HORGS”, frisou.

Homenagem ao Dr. Sérgio Scchneider

Na cerimônia, uma homenagem foi realizada ao Dr. Sérgio Scchneider, médico oftalmologista pioneiro e importante na história da oftalmologia em Passo Fundo. O profissional, que faz parte do corpo clínico do HORGS, terá o nome registrado em uma das salas cirúrgicas do hospital.

“Hoje eu sou muito mais emoção do que razão. O que vocês prestaram de homenagem para mim é algo que eu realmente não esperava. Eu tentei pontuar minha vida dentro dos princípios éticos, morais. De lidar com todo mundo da mesma forma, tratar da mesma forma. Sendo cada paciente como se fosse o primeiro ou último deles. Eu devo isso a minha família. Muito obrigado”, disse Dr Sérgio Scchneider, emocionado no palco.

Infraestrutura de seis estrelas

Em uma estrutura de 1.100 metros quadrados, o HORGS foi projetado para garantir uma experiência em saúde oftalmológica exclusiva. Desde a recepção às salas cirúrgicas, cada espaço é personalizado pensando no conforto do paciente. O primeiro pavimento concentra a recepção do Hospital, a sala de triagem de pacientes, espaços administrativos e a sala de espera exclusiva para consultas e exames. Outro grande destaque é o Centro de Diagnóstico, composto por cinco salas para a realização de mais de 15 tipos de exames. Consultórios oftalmológicos equipados completam a estrutura.

O Centro Cirúrgico do HORGS é concentrado ao longo dos 2º e 3º pavimentos. O Centro de Cirurgia Refrativa fica no segundo andar do empreendimento, com recepção exclusiva, vestiários masculinos e femininos para médicos e pacientes, sala cirúrgica, sala de recuperação, dentre outros espaços operacionais. A Instituição conta com a tecnologia zero touch do Laser Schwind Amaris para a realização dos procedimentos, capaz de corrigir o "grau" do paciente com eficácia e segurança em poucos segundos.

O terceiro andar reúne outras três salas cirúrgicas para o tratamento de diversas doenças, como catarata, estrabismo, glaucoma, retina, dentre outros. O espaço também conta com recepção exclusiva, vestiários masculinos e femininos para médicos e pacientes, sala de recuperação, dentre outros espaços operacionais.

Especialidades atendidas

Retina/Vítreo

Catarata

Trauma ocular

Segmento anterior

Plástica ocular

Refrativa

Glaucoma

Córnea

Estrabismo

Oftalmopediatria

Uveítes

Neuroftalmologia


Capacidade de atendimento

Consultas

800 consultas mês

Exames

2.000 exames mês

Cirurgias

800 cirurgias mês

Estrutura do HORGS

1.100 metros quadrados

3 pavimentos

5 salas de exames - Centro de Diagnóstico

Consultórios oftalmológicos equipados

Centro Cirúrgico com 4 salas

1 sala exclusiva para Cirurgia Refrativa

Salas de recuperação pós-cirúrgicas

Quarto privado de recuperação

Vestiário para médicos

Vestiário para pacientes

Lounge Café

Sala administrativa

Gostou? Compartilhe