Romaria de São Miguel acontece neste domingo (26) com procissão motorizada

Completando 150 anos em 2021, evento religioso foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/Arquidiocese de Passo Fundo Foto: Arquivo/Arquidiocese de Passo Fundo
Foto: Arquivo/Arquidiocese de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?

Com uma nova logística em razão da pandemia, a Romaria de São Miguel será realizada, neste domingo (26), com uma procissão motorizada que sairá da Paróquia São Vicente em direção à Capela que leva o nome do arcanjo protetor.

Prevista para iniciar às 10h, as celebrações marcam os 150 anos do evento religioso que foi reconhecido em plenário, na Câmara dos Vereadores de Passo Fundo, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

 “Há 150 anos esta manifestação de devoção e alegria se realiza em nossa cidade, sendo uma das duas festas religiosas mais antigas do Estado, junto com a de Nossa Senhora dos Navegantes. É um destacado patrimônio cultural imaterial, que forma um conjunto com o patrimônio cultural material formado pela capela, já tombada como bem histórico do município em 1991, e a estátua missioneira de São Miguel Arcanjo, que não apenas orna o espaço, mas é elemento chave desta rica manifestação cultural e religiosa da história gaúcha e da história dos bravos negros que formaram o nosso povo”, enalteceu Odorico Ribeiro, representante da família Isaías, responsável pelo início da romaria.



Gostou? Compartilhe