Segunda edição do Café Com Emprego será realizada na próxima semana

Os Centros de Referência de Assistência Social estão ajudando na confecção de currículos

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Mais de 150 pessoas foram contratadas na última edição da ação (Foto: Diogo Zanatta/Divulgação PMPF)Mais de 150 pessoas foram contratadas na última edição da ação (Foto: Diogo Zanatta/Divulgação PMPF)
Mais de 150 pessoas foram contratadas na última edição da ação (Foto: Diogo Zanatta/Divulgação PMPF)
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No dia 14 de outubro, a Prefeitura de Passo Fundo realizará a segunda edição do programa Café Com Emprego. A iniciativa busca conectar pessoas que estão precisando de uma oportunidade no mercado de trabalho a empresas que possuem vagas abertas. O encontro acontecerá no Clube Juvenil, das 8h às 14h.

A primeira edição ocorreu em agosto e resultou na contratação de mas de 150 pessoas, em empresas de diversos segmentos. A segunda edição terá como foco os setores do comércio e da prestação de serviços. “São áreas importantes e que movimentam bastante a nossa economia, sobretudo, neste período do ano em que aumentam as contratações para atender à demanda do consumo que se estabelece”, disse o prefeito Pedro Almeida.

O objetivo é também permitir que as empresas participantes e apoiadoras do Café possam construir um banco de dados e talentos. O Café com Emprego é uma das principais ações do programa Acelera Passo Fundo, desenvolvido pelo governo municipal para estimular a economia.

Imigrantes e PCD’s

A segunda edição do Café com Emprego terá atendimento específico para imigrantes, com a intenção de oportunizar a quem trabalha na informalidade um trabalho com carteira assinada e direitos assegurados. “Será uma ação diferenciada, construída em parceria com as associações e grupos que representam os imigrantes no município", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Diorges Oliveira.

Ainda, em parceria com a agência do FGTAS/Sine Passo Fundo, haverá recrutamento de Pessoas com Deficiências (PCD’s).

Confecção de currículos

Durante o Café Com Emprego, os participantes terão de disponibilizar o seu currículo às empresas. A secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, explica a importância do documento de apresentação. “O currículo tem a função de apresentar o profissional a partir dos dados e experiências profissionais. É uma leitura do profissional que vai levar o profissional até a entrevista”, considerou.

Elenir oferece dicas para a formatação do currículo. “Ele não precisa ser longo nem conter foto. O trabalhador deve inserir seus dados pessoais e profissionais, com informações objetivas, claras e verdadeiras, e especificar a vaga pretendida. O primeiro passo é colocar nome, telefone e e-mail. O segundo é fazer uma apresentação sobre a área de atuação e habilidades, como facilidade de interação, trabalho em equipe, desenvolvimento de projetos e programas. O terceiro é relatar as experiências profissionais mais importantes, a partir da mais recente. A quarta etapa é inserir a instrução adquirida, como ensino regular, graduação, cursos, etc. Após isso e de forma opcional, é possível colocar interesses”, elencou.

Para ajudar quem vai participar do Café Com Emprego, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão confeccionando currículos. Pessoas interessadas e que estão com dificuldades para a elaboração da sua apresentação poderão procurar uma das unidades para preencher o documento.

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