Museus têm programação para a 14ª Primavera de Museus

MAVRS e MHR participam da temporada cultural com eventos no Instagram e no Google Meet

Por
· 2 min de leitura
Programação pode ser acessada pela população (Foto: Reprodução)Programação pode ser acessada pela população (Foto: Reprodução)
Programação pode ser acessada pela população (Foto: Reprodução)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), convidam a comunidade local e regional para participar da 14ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre de 21 a 27 de setembro e que tem como tema norteador o mundo digital e suas transformações.

A programação se inicia nesta segunda-feira, 21 de setembro, com a oficina “O Museu na Sala de Aula”, que será realizada no Google Meet (https://meet.google.com/zpn-deie-qpc). Segundo Priscila Carla Batistel Pulga, ministrante da atividade e Mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), a iniciativa de compartilhar experiências entre as instituições museais surgiu da necessidade de “legitimar ainda mais a importância da educação, da cultura e dos museus neste momento atípico que estamos vivendo”, afirma Priscila. 

No dia 24 de setembro, quinta-feira, o MHR transmite a live “Museologia e Educação em Museus”, com a participação da doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, Letícia Julião. A transmissão vai ao ar na página do Instagram do Museu (https://www.instagram.com/museu_mhrpf/) e será conduzida pela estagiária do MHR e acadêmica do curso de Licenciatura em História pela UPF, Giuliana Aguines da Silva.

Para Patricia Gueller Vivian, funcionária responsável pelos Museus, a museologia e a educação “são linhas de direcionamento interessantes e que devem ser abordadas”. Neste sentido, o bate-papo é uma oportunidade de “pensar e entender a trajetória dos museus e da museologia no Brasil, bem como a relação entre estes espaços de construção e difusão de conhecimento com a comunidade”, declara Patricia.  

A programação se encerra na sexta-feira, 25 de setembro, com uma conferência on-line entre o Museu do Grêmio – Hermínio Bittencourt (representado pela museóloga Sibelle da Silva), do Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco (com a social media Juliana Zanatta), e do Museu Julio de Castilhos (com a diretora Dóris Couto). 

A “Mesa Redonda: Mundo Digital e Museus em Transformação” tem início às 18h na plataforma do Google Meet (https://meet.google.com/afa-nfff-gsj). A apresentação será coordenada pela estagiária do MAVRS e acadêmica do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UPF, Jessica Colet, com a presença do Vice-Reitor da VREAC/UPF, Rogerio da Silva, e da mestranda em Museologia e Patrimônio pela UFRGS, Priscila Pulga.

Neste ano, a Primavera de Museus conta com a participação de 520 museus de diferentes regiões e utiliza as ferramentas digitais e as redes sociais para propor novas práticas de trabalho entre os patrimônios histórico, artístico e cultural. Desta forma, o evento promove um intercâmbio de ideias entre as instituições participantes, que “agrega muito no sentido de encontrar soluções criativas em meio às adversidades”, conforme afirma Jessica.

Gostou? Compartilhe