Alternância entre dias quentes e temperaturas mais amenas

As características do outono ficam mais acentuadas a partir dos próximos dias

Por
· 2 min de leitura
Imagem de satélite mostra céu nublado para a região - Foto – Reprodução – AccuweatherImagem de satélite mostra céu nublado para a região - Foto – Reprodução – Accuweather
Imagem de satélite mostra céu nublado para a região - Foto – Reprodução – Accuweather
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O calorão passou. Depois de dias com temperaturas na faixa dos 32 a 34ºC, desde o domingo, 8, as máximas ficaram entre 24 e 25ºC. Os registros mais baixos também diminuíram e, consequentemente, a sensação foi de alívio. As nuvens chegaram sobre a região de Passo Fundo, propondo o céu nublado em um novo quadro das condições do tempo. Características do outono que começa na próxima semana. “Teremos a alternância entre dias mais quentes e condições mais amenas, o que é considerado normal para a estação”, antecipa Aldemir Pasinato, analista do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo em Passo Fundo. A gangorra do termômetro está apenas iniciando. Depois do calorão, refrescou, e, agora, as temperaturas sobem novamente. É o outono.

Refresca e esquenta

A partir desta quarta-feira, com base nas leituras do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, Pasinato informa que terenos períodos de chuvas com pancadas isoladas. O calorão fica longe. “As temperaturas máximas ficam na faixa de até 27ºC”. Porém, a variação entre mínima e máxima também será notada. “Até sexta e sábado a mínima cai para 13 ou 15ºC”. E, novamente num domingo, a temperatura traz outra variação e desta vez sobe novamente. “Dia 16 aquece um pouco, com 28 a 30ºC. Não tem previsão de uma onda de calor, mas teremos uma amplitude térmica, com mínima que pode chegar a 13ºC”. Assim, a variação entre mínima e máxima poderá oscilar até 17ºC.

Pouca chuva

Março começou com as marcas quentes do verão e logo assumiu as variações do outono. Em 9 dias, choveu apenas 19,6mm diante da média mensal de 137,3mm. Some-se a isso, as condições ocorridas no mês. “A temperatura máxima do mês foi registrada no dia 3, quando chegou a 35ºC. A mínima foi essa semana com 15,4ºC”. Em meio às variações, as chuvas localizadas podem auxiliar em determinadas áreas. Porém, mesmo em locais próximos, as lavouras podem sofrer com a falta de água. “O grão perde em tamanho e qualidade o que representa uma quebra considerável na produção”, avaliou.

Próximos dias

“Nesta quarta-feira (12) teremos céu nublado e pancadas de chuvas isoladas. A temperatura mínima deve ficar na faixa dos 18 e a máxima pode chegar a 27ºC. Na quinta, nublado com sol entre nuvens, mínima de 16 e máxima de 25ºC. Na sexta permanece nublado, refresca um pouco com mínima de 14 e máxima de 25. Sábado temperatura entre 13 e 26. No domingo esquenta um pouco com a temperatura que vai de 16 a 28ºC”, informou Pasinato. Porém, as condições mudam a partir disso. “Na próxima semana esquenta novamente e a temperatura fica entre 20 e 30ºC”. Não será um calorão como o do início do mês, mas uma variação bem característica do outono que, oficialmente, começa no equinócio às 06h01 da quinta-feira, 20 de março.


Gostou? Compartilhe