MEDICINA & SAÚDE - Residência capacita profissionais para na área da oncologia

A residência proporciona uma imersão na prática e no conhecimento profissional. São 24 meses com carga horária de 60 horas semanais envolvendo atividades teóricas e práticas em tempo integral com dedicação exclusiva

Por
· 2 min de leitura
Atendimento integral e multidisciplinar na área oncológica é fundamental para o tratamento da doença e para melhorar a qualidade de vida dos pacientes (Foto: Divulgação/UPF)Atendimento integral e multidisciplinar na área oncológica é fundamental para o tratamento da doença e para melhorar a qualidade de vida dos pacientes (Foto: Divulgação/UPF)
Atendimento integral e multidisciplinar na área oncológica é fundamental para o tratamento da doença e para melhorar a qualidade de vida dos pacientes (Foto: Divulgação/UPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

O atendimento integral e multidisciplinar na área oncológica é fundamental para o tratamento da doença e para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer. No Brasil, são mais de 600 novos casos todos os anos. A Universidade de Passo Fundo (UPF), visando capacitar profissionais nesta área, oferta o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, desenvolvido em parceria com o Hospital de Clínicas e a Secretaria de Saúde de Passo Fundo. A Residência foi criada há sete anos e conta com profissionais de quatro cursos da área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia.


Psicóloga

Egressa dessa especialização, a psicóloga Alexandra Verardi Burlamaque, compartilha as contribuições que a residência proporcionou na sua vida profissional. “Ao final do meu período de residência, tive a honra de ser contratada para trabalhar no Hospital de Amor de Barretos (SP), uma das maiores instituições especializadas em Oncologia do Brasil. Atualmente, sou psico-oncologista no Departamento de Cabeça e Pescoço do Hospital de Amor e, carrego comigo, toda a bagagem e legado deixado pela Residência Multiprofissional da Universidade de Passo Fundo”, revela Alexandra, que também é formada em Psicologia pela UPF. Alexandra afirma que a escolha pela Residência em Atenção ao Câncer surgiu como forma de qualificação na área da psicologia hospitalar, motivada pela curiosidade inata em conhecer os processos humanos. “A Residência Multiprofissional foi um divisor de águas em minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Pude, ao lado de preceptores e professores incríveis, aprender mais ainda sobre a importância do trabalho multiprofissional e, acima de tudo, sobre a humanização”, afirma a egressa.


Prática e conhecimento

A residência proporciona uma imersão na prática e no conhecimento profissional. São 24 meses com carga horária de 60 horas semanais envolvendo atividades teóricas e práticas em tempo integral com dedicação exclusiva ao programa de residência. “Foram dois anos intensos, muito bem vividos. Dentre às 5.760 horas de aulas, supervisões, prática hospitalar e na atenção básica de nosso município, aprendemos a ir além, a não nos contentar com o considerado ‘básico’ na assistência especializada, a valorizar o trabalho em equipe e descobrir que sim, juntos a gente consegue fazer a diferença na vida das pessoas”, declara Alexandra.


As Residências da UPF

Além da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, a UPF oferece a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, a Residência Multiprofissional em Cardiologia nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, a Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer (UPF/HSVP) nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, a Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial para profissionais de Odontologia e a Residência Integrada em Medicina Veterinária. A duração dos cursos é de dois anos, exceto no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, cujo prazo de duração é de três anos. Os residentes recebem uma bolsa de aproximadamente R$ 3,3 mil. As inscrições para os programas de residências da UPF iniciam em outubro de 2021.

Gostou? Compartilhe