Mapa definitivo confirma classificação de todas as regiões do estado em bandeira laranja

Passo Fundo está nessa classificação desde o dia 19

Por
· 2 min de leitura
A classificação preliminar foi divulgada na sexta-feira (Foto: Divulgação)A classificação preliminar foi divulgada na sexta-feira (Foto: Divulgação)
A classificação preliminar foi divulgada na sexta-feira (Foto: Divulgação)

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O mapa definitivo da 21ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira (28), apenas confirmou a classificação de todas as regiões Covid do estado em bandeira laranja. A região de Passo Fundo está classificada nesta bandeira desde o dia 19 de setembro. O estado não recebeu pedidos de reconsideração de classificação. As bandeiras são válidas até as 23h59 de segunda-feira (5/10).

Questionada sobre a possibilidade de adotar protocolos da bandeira amarela nesta ou na próxima semana, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Passo Fundo afirmou que a AMPLA (Associação dos Municípios do Planalto) realizará uma reunião nesta semana e que é preciso aguardar a publicação do decreto semanal pelo Governo do Estado.

Passo Fundo é adepta da cogestão, porém o protocolo adotado determina que enquanto estiver em bandeira laranja, a região deve aplicar as medidas definidas pelo estado para a bandeira. Além disso, a região precisa ficar 14 dias na bandeira laranja para que haja a possibilidade de adotar protocolos de bandeira amarela, de acordo com o Procurador Geral de Passo Fundo, Adolfo Freitas, em entrevista na segunda-feira (21). Essas medidas ainda teriam que ser aprovadas por no mínimo dois terços dos prefeitos da Região, avalizadas por equipe técnica e encaminhadas para o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia de COVID-19. 

Escolas

Passo Fundo está entre as regiões que podem retomar as atividades presenciais das escolas e instituições de ensino nesta semana. A retomada ainda depende da decisão das Prefeituras. Pais e instituições de ensino também têm autonomia para manter as crianças em casa ou para deixar as escolas fechadas.

No começo do mês, a AMPLA decidiu que as escolas continuariam fechadas na região até o final de setembro. A nota dizia ainda que a decisão seria reavaliada no final deste mês, no caso da permissão do estado. A Secretaria de Comunicação Social de Passo Fundo informou que o assunto será discutido em reunião do Comitê de Orientação Emergencial (COE) amanhã (29).

O cronograma estadual permitiu as aulas da Educação Infantil em 8 de setembro. No dia 21, ficou permitida a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. Essa liberação não engloba a rede estadual de ensino, cuja previsão de retorno é 13 de outubro.

Indicadores

A região de Passo Fundo está em bandeira preta no indicador que mede o número de hospitalizações confirmadas para COVID-19 registradas nos últimos 7 dias por 100 mil habitantes.

Em relação aos demais indicadores específicos da região, Passo Fundo está em bandeira vermelha na projeção de óbitos para o período de uma semana para cada 100 mil habitantes. A região está em bandeira amarela em dois indicadores. Um deles é a razão de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias pelo número registrado nos sete dias anteriores. O segundo é a razão dos casos ativos na última semana por recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana.

Notícia atualizada às 17h27

Gostou? Compartilhe