Governo estadual anuncia investimentos em saúde para Passo Fundo

Dois hospitais receberão recursos para obras

Por
· 2 min de leitura
O governador realizou visitas aos hospitais ao lado de autoridades (Fotos: Bruna Scheifler/ON)O governador realizou visitas aos hospitais ao lado de autoridades (Fotos: Bruna Scheifler/ON)
O governador realizou visitas aos hospitais ao lado de autoridades (Fotos: Bruna Scheifler/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Durante visita à Passo Fundo hoje (28), o governador Eduardo Leite anunciou investimentos em saúde. O Hospital de Clínicas (HC) irá receber R$ 5,8 milhões para qualificação dos serviços de hemodiálise, obstetrícia, pediatria e emergência.  Já o Hospital Municipal irá receber R$ 9,1 milhões para obras e melhorias. A comitiva estadual esteve nos dois hospitais para os anúncios.

O Hospital Beneficente Doutor César Santos, conhecido como Municipal, irá finalizar a nova Emergência, construir o Hospital Dia da Criança e reformar a área administrativa e o bloco cirúrgico, conforme a secretária de saúde, Cristine Pilati. A previsão para a finalização das obras é dezembro para a Ermegência, março para a primeira fase do Hospital Dia da Criança e o andar superior deve ser finalizado no ano que vem. Com as melhorias, será possível ampliar a capacidade de 35 para 75 leitos.

"Um dia memorável para a história do Hospital Municipal, mais um dia, o primeiro dia foi quando a gente iniciou a primeira etapa de obras e reforma". disse o diretor-geral do hospital, Roger Teixeira Borges.

"A gente acredita que vai melhorar bastante a qualificação do atendimento e a humanização dos servidores. Fora isso, o atendimento das nossas crianças que poderão fazer pequenos procedimentos aqui", explicou Cristine. Atualmente, 300 pessoas são atendidas por dias nas tendas de pronto-atendimento instaladas no local para desafogar os hospitais.

A garantia do investimento foi dada no começo do ano, quando os projetos foram apresentados ao governo. "O investimento do Estado tornará possível entregar para a população o Hospital Dia da Criança e a Nova Emergência no nosso Hospital Municipal”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.

 “É extremamente importante esse anúncio, pois nos dará condições de salvar mais vidas.” evidenciou o administrador do Hospital de Clínicas, Luciney Bohrer. “Nossa história se constrói todos os dias, através de muitas pessoas e parcerias com quem podemos contar, especialmente em momentos difíceis e de superação, como neste último ano”, agradeceu o presidente do Hospital de Clínicas, Paulo Adil Ferenci.  

Além do governador e prefeito, participaram das visitas o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, deputados e autoridades.

Repasses

Os repasses fazem parte do eixo Avançar para as Pessoas, do programa transversal que envolve as iniciativas com as quais o governo do Estado pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços. O Avançar para as Pessoas reúne ações com foco na prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, ação social, segurança e cultura.

"Atendimento qualificado de saúde significa salvar vidas e, além disso, é sinônimo de competitividade e desenvolvimento econômico de uma região. E é isso que nós queremos para Passo Fundo”, declarou o governador.

Notícia atualizada às 17h02

Gostou? Compartilhe