Brigada Militar resgata ouriço-cacheiro de dentro de escola em Erechim

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste sábado (6), a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), resgatou um Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), em Erechim.

A equipe do 3º BABM foi informada que um animal silvestre estava no interior de uma escola, na área urbana do município. No local, os policiais militares avistaram um Ouriço-cacheiro, refugiado no banheiro do educandário.

Usando equipamentos e técnicas próprios para captura, os policiais militares conseguiram pegá-lo. O ouriço passou por uma avaliação, sendo constatado apto para retornar ao seu habitat natural, o que foi feito pelos policiais militares.

Esse pequeno animal, conhecido popularmente como “porco-espinho”, normalmente tem o dorso coberto de espinhos longos, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, leva consigo alguns espinhos, que já estes se encontram soltos, contrariando a crença de que o ouriço arremessa os espinhos.

Seus predadores naturais são os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários. O “cacheiro” em questão, de certa forma, resume a sua natureza: cachar, no dicionário, é o mesmo que esconder-se, ocultar-se. 

Gostou? Compartilhe