Relato clínico do HC em publicação científica

Artigo foi produzido pela equipe do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade e Instituto de Patologia de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Nicoli Henn: oncologista do HCNicoli Henn: oncologista do HC
Nicoli Henn: oncologista do HC
Você prefere ouvir essa matéria?

Um artigo de relato de caso clínico, produzido pela equipe do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade (HC) e Instituto de Patologia de Passo Fundo, foi aceito e publicado pela revista “Journal of Histology & Histopathology”. O artigo “Uterine metastasis from the rectosigmoid transition cancer: a case report” foi escrito pela oncologista clínica Nicoli Henn, com a colaboração da oncologista, coordenadora do Centro de Oncologia do HC, Julia Pastorello, da patologista Daniela Schwingel e das acadêmicas de Medicina da UFFS Kelen Zanin e Bruna de Oliveira. “O artigo é um relato de caso de um sítio e período incomum do desenvolvimento de metástase de um câncer de cólon. O objetivo é atentar a comunidade médica sobre essa possibilidade, que deve ser lembrada em caso de história de tumor maligno prévio e sinais/sintomas compatíveis”, explica a oncologista Nicoli Henn.

Produções científicas

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de cólon e reto é o terceiro mais frequente na região sul em homens e o segundo em mulheres, sem considerar os tumores de pele não-melanoma “além do caso ter ocorrido no nosso serviço, ou seja,  na nossa população, o que aumenta as chances de um diagnóstico mais ágil em caso de repetição de um quadro clínico semelhante, a importância de relatar o caso é demonstrar que Passo Fundo participa ativamente na análise e produção de literatura médica em nível mundial” esclarece a oncologista. No Brasil, a estimativa anual é de mais de 16 mil casos novos de câncer de cólon e reto em homens e de 17 mil em mulheres.

Ferramentas úteis

A atualização periódica e as produções científicas na área são aliadas no combate à doença. “Os relatos de casos são ferramentas muito úteis para situações clínicas incomuns, pois ajudam a guiar o médico que está conduzindo o caso na escolha do melhor tratamento para o paciente, permitindo analisar o que a comunidade médica pensa e fez até então em casos similares. Os médicos certamente não têm todas as respostas, pois as doenças se apresentam de formas incomuns muitas vezes, e por isso é fundamental a atualização constante e o compartilhamento de experiências. Eu acredito muito nisso, particularmente na nossa área, pois o limite entre o saber e o não saber, o conhecer e o não conhecer, é abrir o artigo e estudar, sempre” salienta Nicoli.

Gostou? Compartilhe